Portal do Rugby define seção no site para que internautas enviem suas pesquisas e façam download de trabalhos apresentados em todo o Brasil
São Paulo (SP) - Apontado como uma das modalidades que mais crescerá nos próximos anos, o rugby desperta interesse não só na população em geral, mas também do meio acadêmico. Estudantes universitários e pós-graduandos - nas três áreas de conhecimento: exatas, humanas e biológicas - estão produzindo, gradativamente, mais pesquisas, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso (TCC) relacionados à modalidade.
"De história a medicina, de sociologia a relações públicas, de marketing a educação física, de jornalismo a administração e gestão, são infindáveis as abordagens que o esporte e, sem dúvida alguma, o rugby pode ter", comenta Victor Ramalho, um dos donos e idealizador do Portal do Rugby.
Com isto em mente e, após uma conversa com o amigo Gerson de Freitas sobre a necessidade de se escrever academicamente sobre a modalidade, Victor decidiu disponibilizar em seu website uma seção no qual serão arquivados e disponibilizados para download trabalhos apresentados em todo o Brasil. O espaço está aberto para TCCs, mestrados, doutorados, artigos científicos, seminários, entre outros estudos.
A "Biblioteca do Portal do Rugby" tem como objetivo ampliar o intercâmbio entre os estudantes e pesquisadores de diversas instituições além de atender produtores independentes e contribuir para atualização e perpetuação dos registros sobre a modalidade que, atualmente tem sua história amparada principalmente em acervos pessoais e memórias entre os praticantes. Até o momento, a divulgação da proposta tem sido feita pelas redes sociais e no marketing "boca-a-boca". "Contamos com o nosso alcance, a colaboração de nossos leitores-pesquisadores e com alguns contatos que temos", afirma Victor.
O Portal do Rugby já recebeu o título de melhor cobertura da modalidade em 2010 e 2011, concedido pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Como participar do acervo online - Os interessados em contribuir para o acervo devem enviar um e-mail para: victor@portaldorugby.com.br com o trabalho em formato PDF, anexado, e com as seguintes informações no corpo do e-mail:
1- Título do trabalho;
2- Nome(s) do(s) autor(es)/pesquisador(es);
3- Instituição e agência de fomento (caso tenham vínculos institucionais); e
4- Área de pesquisa.
Trabalhos em outros formatos (como áudio-visual), deve-se entrar em contato por e-mail para esclarecimentos.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) possui patrocinadores de relevância no País: Topper, Bradesco, Heineken, JAC Motors, Deloitte, BR Properties, Probiótica e Brookfield Incorporações. Também conta com parceiras pontuais de CREMER, Companhia Athletica, Travel Ace, Fortify e Tozzini Freire. Ademais, a CBRu realiza projetos de desenvolvimento de rugby via Lei de Incentivo ao Esporte com apoio do Grupo CCR, bem como uma competição nacional de seleções infanto-juvenis com patrocínio da Cultura Inglesa. O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Fonte: http://www.presskit.com.br/remoto_template_processa.php?cliente=67&canal=6618&news=176227&k=9cc36827fef494d23360f323c301f8aa&urlgaleria=http%3A%2F%2Fwww.zdl.com.br%2Fgaleria_fotos.php&url=http%3A%2F%2Fwww.zdl.com.br%2Fdetalhe_noticia.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário