Delegações de 26 estados, além de Distrito Federal, Cuiabá e Reino Unido disputam o torneio, de 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT)
Por Ana Carolina Fontes
Celeiro de atletas, as Olimpíadas Escolares vão reunir cerca de seis mil alunos, treinadores, árbitros, voluntários e membros da organização para a maior edição da história do torneio, de 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá (MT). A integração entre os jovens das diferentes delegações e a experiência do "espírito olímpico", com direito a um Centro de Convivência com clima de Vila Olímpica, prometem dar o tom da competição, que envolve esporte, educação e cultura. Os quatro mil estudantes, entre 15 e 17 anos, representam 1.217 escolas públicas e particulares de 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e da cidade-sede na etapa nacional, com disputas em 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, xadrez e vôlei de praia, novidade no programa de atividades.
A cada edição, o evento envolve mais de um milhão de estudantes em todo o país nas etapas municipais, estaduais e nacional. Quem se destacar nas finais em Cuiabá, poderá ainda representar o Brasil no Festival Olimpico da Juventude da Austrália, que será realizado no Parque Olímpico de Sydney, de 16 a 20 de janeiro de 2013.
- As expectativas são as melhores. Este será o maior evento já realizado desde que iniciamos o projeto em 2005, com mais de seis mil pessoas, a presença de observadores de 15 países de quatro continentes, 16 embaixadores (atletas olímpicos e pan-americanos), a estreia do vôlei de praia e uma delegação do Reino Unido. Além disso, haverá um prêmio especial para alguns atletas de atletismo, judô e natação. Eles serão indicados para representar o Brasil no Festival Olímpico da Juventude da Austrália. Isso nos permite acreditar que estamos construindo um caminho sólido de transformação sócio-educacional usando o esporte como principal ferramenta - disse Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Organizado há sete anos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte, o torneio estudantil completou nesta temporada o segundo ciclo olímpico como uma referência nacional. Nos Jogos de Londres, a delegação verde-amarela contou com 17 atletas que despontaram nas Olimpíadas Escolares. Entre as revelações, estão a campeã olímpica Sarah Menezes e Mayra Aguiar, medalhista de prata no judô, além das finalistas Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos no atletismo e do nadador Leonardo de Deus, semifinalista na capital britânica.
- As Olimpíadas Escolares foram uma das fases que tive que passar na minha carreira até integrar a seleção brasileira. Eu sempre gostei de competir, e vejo o torneio como uma boa preparação para os jovens. O esporte é saudável, tira muitas crianças da marginalidade, trazendo mais disciplina, responsabilidade e organização para quem pratica a atividade física - disse a judoca Sarah Menezes, dona de três títulos na competição estudantil.
A judoca de Teresina, no Piauí, será uma das 16 embaixadoras do torneio, ao lado de outros destaques olímpicos e pan-americanos. Os ídolos do esporte brasileiro irão trocar experiências com os atletas da nova geração e participar de uma série de atividades, como palestras, demonstrações e cerimônias de premiação. No elenco escolhido pelo COB, algumas das atrações são Arthur Zanetti, campeão olímpico na ginástica artística, Alison (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo modernos), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Ana Sátila (canoagem slalom), Angelica Kvieczynski (ginástica rítmica), Diogo Silva (taekwondo) e Hugo Hoyama (tênis de mesa).
Além das competições, outro destaque será a programação sócio-educativa e cultural, com atividades extracurriculares que têm como objetivo aproximar os estudantes aos valores olímpicos e conscientizá-los sobre a importância da prática esportiva. Consideradas um dos cinco maiores eventos escolares do mundo, as Olimpíadas Escolares irão receber observadores de comitês olímpicos e entidades de 15 países. Os representantes dos quatro continentes estarão em Cuiabá para conhecer os detalhes da organização em um programa que conta com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), através da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI). Desde 2007, 60 visitantes estrangeiros visitaram o torneio estudantil.
A convite do COB, uma delegação de 20 atletas britânicos participará do evento como parte de um intercâmbio cultural entre a Inglaterra e o Brasil, nas modalidades de natação, vôlei e vôlei de praia. Após a boa atuação nas Olimpíadas Escolares do ano passado, alguns brasileiros foram escolhidos para representar o país nos Jogos Escolares do Reino Unido, em Londres, antes do início dos Jogos Olímpicos de 2012.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/11/com-vila-olimpica-e-6-mil-pessoas-sao-abertas-olimpiadas-escolares.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário