Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ASSINE A CARTA DE APOIO AOS PAIS E ALUNOS DA ESCOLA FRIEDENREICH!


O assunto vem rolando desde outubro, mas vale a pena conferir o manifesto feito por pais e responsáveis da Escola Municipal Friedenreich. Nessa sexta (dia 30) haverá audiência pública na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, às 18h30, para tratar do tema. Não percam!!!! 

A audiência pública do Maracanã foi marcada por fortes protestos da sociedade civil. Estudantes, torcedores e índios estiveram presentes e pediram o cancelamento da audiência, alegando que uma outra audiência deveria ter acontecido para discutir se o Maracanã deve ou não ser concedido à iniciativa privada. 

As crianças, pais e profissionais da Escola Municipal Friedenreich estiveram presentes e exigiram a não demolição da Escola. As crianças deram um show: Levaram cartazes, cantaram e se manifestaram com apitos e cartões vermelhos. A aluna Bia e seu pai, Carlos, fizeram a entrega da carta de apoio assinada por mais de 15mil cariocas (o Secretário hesitou em pegar o documento, mas a pressão das pessoas fez com que ele aceitasse). 

Quando indagado sobre a situação da Escola, o Secretário alegou que seu destino está nas mãos da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura. 

Os pais e alunos da Escola saíram da audiência assim que chegou a Tropa de Choque da Polícia Militar. Os alunos, embora assustados com a presença policial, prometeram não desistir da mobilização pela Escola. E nós também não desistiremos e na próxima segunda voltaremos com uma nova tática para preservar o projeto da Escola Municipal Friedenreich.

Na última semana de outubro, o Meu Rio recebeu o seguinte apelo: 

"Meu nome é Beatriz Ehlers, tenho 11 anos, e quando crescer eu quero ser arquiteta. Eu estudo na Escola Municipal Friedenreich, que é a 4ª melhor escola do Rio mas o Governo quer demolir ela e construir uma quadra para o Maracanã. Eu amo a minha escola e todos os alunos, professores e pais também amam ela! Foi aqui que eu aprendi a ler, escrever, usar computador, filmar e editar vídeos e principalmente a respeitar as outras pessoas. Nossa escola é diferente, é um exemplo! Nós pedimos a todos os cariocas e todas as escolas do Rio que assinem a carta de apoio e nos ajudem a impedir que a nossa escola seja demolida. Meus pais, eu e outros alunos vamos entregar essa carta diretamente para quem pode impedir que a escola seja demolida durante um encontro no dia 08 de Novembro."

Conversando com os pais da Bia, descobrimos que ela é uma das melhores alunas da Escola Municipal Friedenreich, considerada a 4ª melhor do município. Infelizmente o Governo planeja botar a escola da Bia abaixo e construir uma quadra antes de entregar o complexo Maracanã para ser administrado pela iniciativa privada. 

Felizmente, ainda dá tempo de alterar o edital de concessão do Maracanã e evitar que a escola seja demolida, interrompendo um projeto pedagógico que se construiu em 20 anos. Só temos que convencer o Secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, a fazer as mudanças. 

Fichtner estará presente em uma audiência pública no dia 8 de novembro, justamente para discutir a política de concessão do Maracanã. Os alunos, pais e professores da Escola Municipal Friedenreich estarão presentes. Eles estão muito unidos, mas ainda estão desamparados e precisam de toda a ajuda dos cariocas. Não vamos deixar que eles entrem nessa audiência pública sozinhos! Pra juntar a sua voz à deles, assine a carta de apoio! 

p.s: antes de conhecermos a Bia, a história da escola já havia sido enviada pra nossa equipe por uma mãe de aluno, Márcia Fernandes. Ela nos contou que justificativas diferentes já foram dadas para a demolição: primeiro, era para construir um estacionamento, agora é para as quadras. Márcia já resiste à demolição há dois anos, e não vai parar agora. Junte-se a ela aqui. 

Porque o Meu Rio entrou nessa campanha? 

O Meu Rio sempre defende processos participativos e transparentes nas políticas públicas, e nesse caso nenhum dos dois princípios foi respeitado. Não apenas os pais e alunos descobriram pela imprensa que sua escola seria demolida, como a decisão foi anunciada antes de consulta com a comunidade escolar e em desacordo com a própria Secretaria Municipal de Educação. Além disso, a experiência nos mostra que promessas de "vamos construir outro antes de destruir esse" não funcionam, vide o exemplo do Autódromo, que está sendo demolido antes que os equipamentos novos sejam construídos. Em se tratando do futuro das crianças cariocas, não podemos correr esse risco. 

Fonte: http://www.meurio.org.br/assine_embaixo/escola-nao-se-destroi#compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário