Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Magnano confirma seleção de novos e inicia planejamento para 2013


por  Marcel Pedroza

Presença frequente nos três dias de disputa do Grupo E da Liga Sul-Americana, realizado no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, o técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano está de bem com a vida. Sempre muito simpático e tranquilo, o treinador argentino foi a grande “atração das arquibancadas” durante as partidas do torneio continental.

Em meio às suas atentas análises das partidas, sempre acompanhado de sua mulher, Patrícia Ré, Magnano conversou, de maneira exclusiva, com a reportagem do Basketeria. Após levar o selecionado verde-amarelo de volta aos Jogos Olímpicos, depois de 16 anos de ausência, e ficar com o quinto lugar em Londres, o comandante, que reside na capital paulista há mais de dois anos, já está no trabalho e a preparação para 2013 está em pauta.

O único compromisso oficial do time brasileiro adulto no próximo ano será a Copa América, a ser realizada na Venezuela, entre os dias 20 de agosto e 1º de setembro. A competição que levará quatro países do continente ao Mundial de 2014, na Espanha, é o principal alvo do treinador de 58 anos. Sendo assim, Rubén viajará mais uma vez aos Estados Unidos e à Europa no início de 2013 para conversar com os principais jogadores do Brasil em atividade no exterior para saber a intenção deles em relação à disputa do torneio.

Porém, a criação da seleção de novos, que será um projeto totalmente independente do time principal, e preparação brasileira para o Mundial Sub-19 também estão na rota do técnico campeão olímpico com a Argentina em Atenas 2004. Além disso, Rubén aproveitou para elogiar a atual fase de Anderson Varejão, um dos destaques do início da temporada 2012/2013 da NBA.

Confira, na íntegra, o bate-papo com Magnano:

Planejamento para 2013

Nós temos um rascunho pronto do que acontecerá na nossa preparação. Ainda não está definido onde acontecerão alguns torneios que fomos convidados e que iremos jogar. A ideia está pronta e somente falta confirmar. Acontecerá bem parecido com o que fizemos nestes últimos três anos à frente da seleção brasileira. Quero seguir este mesmo padrão e no máximo uma semana mais ou a menos do que já estamos acostumados.

Expectativa para Copa América

Sempre tentamos montar o melhor time possível. Não se trata de uma competição fácil e temos que lutar por uma das quatro vagas para o Mundial de 2014, na Espanha. Agora, meu primeiro passo será viajar para os Estados Unidos e também para a Europa. Depois de conversar com os jogadores que estão por lá, poderei ter uma ideia muito mais clara do que acontecerá em 2013.

Seleção de novos

Esta ideia já está sendo desenvolvida. Estamos trabalhando exatamente neste projeto de montar uma seleção paralela ao selecionado principal com um monte de jogadores que estamos interessados em testar. Queremos dar uma maior bagagem internacional a estes garotos. Não temos um limite de idade fixo, mas como temos um Mundial Sub-19 pela frente no próximo ano, estamos apostando bastante nesta geração. Além disso, o Brasil está bem servido de jogadores de 20, 21, 22 e 23 anos. A ideia é usar jogadores até 24 anos.

Preparação para Mundial Sub-19

O técnico vai ser Demétrius, que ficou com a medalha de prata na Copa América neste ano. O calendário ajuda e eu vou ter tempo para ficar perto destes garotos. Eu não vou fazer a preparação deste time, mas vou estar sempre por perto do Demétrius e da comissão técnica. Além disso, tenho a ideia de ir até a República Checa para acompanhar o Mundial. O calendário me dá esta possibilidade e eu vou fazer de tudo para estar lá.

Fase de Anderson Varejão

É claro que a NBA não é uma competição fácil, ainda mais para um jogador “estilo Fiba” como ele. Mas todos os anos que estive lá, vi que ele tinha um grande potencial dentro de seu time. Agora ele está tendo um maior protagonismo, coisa que não tinha antes. Ele é um cara muito inteligente, que sabe muito bem aproveitar as situações propostas. Já em Londres, nos Jogos Olímpicos, ele foi muito bem e agora está dando sequência ao seu bom momento. Pelo que conheço dele, tenho certeza de que ele é um cara que não vai abaixar seu nível.

Fonte: http://basketeria.com.br/pt/nacional/selecoes/item/4359-magnano-confirma-sele%C3%A7%C3%A3o-de-novos-e-inicia-planejamento-para-2013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário