Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prejudicado por erro, CEL vai à Justiça para disputar Olimpíadas Escolares


Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro admite falha nas inscrições. Quatro alunos de vôlei de praia ficaram fora da competição

Uma falha da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (SEEL) durante as inscrições deixou quatro atletas de vôlei de praia fora das Olimpíadas Escolares, maior evento esportivo escolar do país. As duplas do Centro Educacional da Lagoa (CEL), vencedoras da etapa estadual, não poderão participar da competição nacional, em Cuiabá, a partir de domingo. O colégio recorreu à Justiça Comum para tentar garantir a presença de Luisa Domingues e Paula Hoffmann, atuais vice-campeãs mundiais estudantis, e de Antonio Affonso e Matheus Saisse - os dois com passagens pela seleção brasileira de praia.

As duplas do CEL garantiram o direito de ir a Cuiabá ao vencerem a etapa do Rio de Janeiro, no mês passado, na Praia da Copacabana. É a primeira vez que o vôlei de praia faz parte das Olimpíadas Escolares. O campeonato reunirá cerca de quatro mil atletas com idade entre 15 e 17 anos para a disputa de 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).
- Estamos fazendo o possível e o impossível para tentar garantir a eles o direito de participar dos jogos. Nossos advogados estão desde a semana passada tentando, na Justiça Comum, um mandado de segurança que possa viabilizar a presença deles na competição. A frustração é muito grande. Não consigo entender como quatro jovens sejam penalizados por erros de terceiros, já que não fomos nós, da escola, que falhamos, muito menos os atletas - disse Afonso Hildebrandt, diretor do departamento de esportes do CEL.

A Secretaria Estadual (SEEL) admitiu o erro e disse que pretende minimizar o prejuízo arcando com os custos de viagens das duplas em outras competições.

- Houve um erro humano. Cada estado tinha até a data de 17/10 para realizar, no portal oficial das Olimpíadas Escolares, a inscrição de participação em cada modalidade na etapa nacional, que será realizada entre 25/11 e 8/12, em Cuiabá. O problema foi que, ao informar as modalidades que a delegação do Estado do Rio de Janeiro disputará, o vôlei de praia não foi assinalado, apesar da realização da seletiva estadual em arena montada na Praia de Copacabana no dia 21/10. A SEEL vai tomar medidas para evitar que erro semelhante se repita no futuro. Além disso, pretende amenizar o prejuízo para as duplas campeãs, como por exemplo, investir na viagem destes atletas em outras competições de nível nacional - disse a Secretaria, através de sua assessoria de imprensa.

O CEL entrou em contato com o COB antes que o prazo para envio das fichas de inscrições digitalizadas fosse expirado, mas, como era necessário ter indicado a intenção de participação, não houve como abrir exceção.

- O prazo para inscrição dos atletas foi amplamente divulgado às entidades estaduais responsáveis. Os estados tinham conhecimento deste prazo e receberam a orientação para que seguissem as datas estabelecidas, sem exceções. As Olimpíadas Escolares se consolidaram como o maior evento esportivo escolar do país e um dos cinco maiores do mundo justamente pela adoção de práticas profissionais de organização e gestão, seguindo o modelo dos grandes eventos internacionais - explicou COB, em nota.

Vice-campeã mundial tem contrato rompido pelo Fla e fica sem vaga nas Olimpíadas Escolares

Uma das atletas envolvidas no caso teve prejuízo duplo. Luisa Domingues, atleta do Flamengo, teve o contrato com o clube rompido depois que optou por disputar a final estadual das Olimpíadas Escolares, em vez de jogar uma partida pelo Rubro-Negro. Ela e Paula Hoffmann conquistaram o vice-campenato mundial estudantil, no ano passado, em Toulon, na França.

- Eu já tinha avisado sobre a final estadual, mas o meu técnico disse que se eu não comparecesse ao jogo contra o Botafogo, eu seria cortada do Flamengo. Agora, estou sem clube e não vou jogar as Olimpíadas Escolares. Recebi algumas propostas de outros clubes, mas ainda não decidi para onde vou. Estava tudo certo para irmos a Cuiabá, mas ligaram para o colégio dizendo que a Secretaria de Esporte e Lazer esqueceu de marcar um "x" com a intenção de participar das disputas no vôlei de praia. É um absurdo se a gente não participar - disse Luisa.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/11/prejudicado-por-erro-cel-vai-justica-para-disputar-olimpiadas-escolares.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário