Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Russos estudam reativar o Campeonato Soviético com vizinhos


Os organizadores da primeira divisão do Campeonato Russo, com apoio das federações ucraniana, bielorrussa e armênia, estudam reativar o Campeonato Soviético de Futebol, extinto em 1991, com a dissolução da União Soviética.

"Vários grandes clubes russos pediram para que eu estude e prepare uma proposta para criar um campeonato de futebol da CEI [Comunidade dos Estados Independentes]", afirmou Sergei Priadkin, presidente da liga de futebol profissional da Rússia.

O dirigente explicou que a proposta foi apresentada por Alexei Miller, presidente da empresa de energia Gazprom, patrocinadora do Zenit São Petesburgo. Priadkin qualificou a ideia como "acertada e interessante", de acordo com comunicado publicado no site da liga russa.

A última edição do Campeonato Soviético, em 1991, reuniu 16 equipes, seis russas, seis ucranianas, uma armênia, uma bielorrussa, uma tadjique e uma uzbeque. Os três primeiros colocados foram da Rússia: CSKA Moscou, Spartak Moscou e Torpedo Moscou.

O maior campeão soviético, no entanto, foi o ucraniano Dínamo de Kiev, com 13 títulos. Entre os países, o líder em troféus foi a Rússia, com 34 conquistas, contra 16 da Ucrânia. Geórgia, com dois títulos, Armênia e Belarus, com um, também constam na lista de campeões.

RESPALDO

O chefe de administração do governo russo, Sergei Ivanov, deu respaldo a iniciativa, mas reconheceu que ela não é realizável a curto prazo.

"O campeonato, com participação dos melhores clubes de três a cinco países da CEI, deveria ser mais forte, do ponto de vista esportivo", explicou, lembrando que isso já aconteceu com as ligas de basquete e hóquei.

Além disso, Ivanov ressaltou que a Uefa estaria mudando sua postura contrária aos campeonatos regionais, como o que está sendo preparado por três repúblicas bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia.

O político garantiu ainda que os principais clubes do campeonato ucraniano - Shakhtar Donetsk, Dínamo de Kiev, Metallist Kharkiv e Dnipro Dnipropetrovsk - estariam interessados em competir em uma possível liga soviética. Além disso, Anzhi, da Rússia, e Bate Borisov, de Belarus, já apoiaram publicamente a ideia.

E A UEFA?

Uma voz dissonante é a do ex-primeiro-ministro e ex-presidente do Dínamo de Moscou, Sergei Stepashin, que disse duvidar que a competição possa sair do papel, já que, na sua opinião, a Uefa nunca dará sinal verde para a criação do torneio.

Atualmente, os principais clubes russos questionam a grande diferença entre as equipes de maior e menor orçamento do Campeonato Russo. De acordo com os dirigentes, isto estaria provocando a queda de interesse de torcedores pela competição.

Em 2018, a Rússia sediará pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo de futebol. Um ano antes, receberá a Copa das Confederações, que reúne o campeão mundial de 2014, mais os detentores dos títulos de campeão continental quando da disputa do torneio.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1193951-russos-estudam-reativar-o-campeonato-sovietico-com-vizinhos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário