Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Grama do novo Maracanã é cultivada e tratada com cuidado e sigilo em Saquarema


Descobrimos onde está sendo preparado o gramado que servirá de palco aos artistas da bola na Copa das Confederações e na Copa do Mundo

Por MARCELO ALVES e LUIZ ERNESTO MAGALHÃES

RIO - O distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, não guarda grandes glórias do futebol carioca ou brasileiro. Mas é em uma fazenda na estrada Coronel Durval de Souza que está sendo cultivada em segredo a grama onde craques como Xavi, Iniesta, Pirlo e Neymar vão exibir o seu futebol refinado na Copa das Confederações de 2013 e possivelmente na Copa do Mundo no ano seguinte. Um sigilo que confunde até mesmo as autoridades do governo do Estado. Semana passada, ao ser perguntada onde afinal de contas ficava o viveiro, a secretária de Esportes e Lazer do Rio, Márcia Lins, disse:
— Vocês não sabem? Fica em um sítio em Cachoeiro de Macacu — respondeu a secretária.
Na verdade, Márcia se referia a uma antiga área de plantio da empresa encarregada do cultivo da grama. Checa daqui, pergunta acolá, O GLOBO chegou ao local. O Consórcio Maracanã, responsável pela obra, trata a questão como segredo de estado e não autorizou fotos dentro da fazenda. Mas foi possível observá-la e fotografá-la à distância.
Dentro da fazenda da empresa Itograss, a grama que vai ser colocada no novo Maracanã é tratada com todo o cuidado para não decepcionar quem espera um tapete do nível dos melhores estádios europeus. O nome não poderia ser mais apropriado para quem se prepara para um evento como a Copa do Mundo: Celebration (celebração, em inglês). E tal como uma celebridade, a espécie de grama que vai forrar o estádio cresce no viveiro esperando o momento de ser colhida em rolos e transportada até o estádio.
Enquanto os craques não pisam a nova grama do Maracanã, apenas quatro trabalhadores da fazenda têm o privilégio de caminhar no futuro tapete verde do estádio. São eles que cuidam diariamente do gramado, adubando e irrigando para que nos próximos meses ele esteja pronto para ser removido.
As mudas da espécie Bermuda Celebration são nativas da Austrália. No entanto, as que serão usadas no Rio foram importadas da Flórida (EUA). Elas crescem num ambiente semelhante ao que encontrarão no Maracanã: sob sombra e calor. Ao redor do local, poucas pessoas circulam num ambiente cercado por outras fazendas e com parte da estrada de acesso ainda de terra batida.
Mais resistente
O silêncio só é interrompido pela passagem de caminhões que arrastam a poeira quando passam em alta velocidade. Alguns deles levando placas de grama, pois a região conta com outras duas concorrentes da empresa que ganhou o direito de cuidar do gramado do Maracanã.
— A Celebration tem um tom verde azulado e vai ser plantada nos seis estádios que receberão jogos da Copa das Confederações. É a mesma espécie de grama adotada pelo Santos na Vila Belmiro — contou o engenheiro agrônomo Bruno Rodrigues.
A grama de cada um dos estádios da Copa das Confederações está sendo cultivada em fazendas da empresa nos respectivos estados. Além do Rio, há fazendas em Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Ceará e em Brasília.
Plantada na areia em Saquarema, a Bermuda Celebration será levada sem uma única camada do solo local para o Maracanã. Ela será usada pela primeira vez no estádio. Nos testes feitos, a grama teria mais qualidade e uma melhor adaptação ao clima carioca que a Bermuda TIFWAY 419 ID, espécie de gramado que foi usado no estádio entre os Jogos Pan-Americanos de 2007 e a interdição para as obras da Copa.
— A opção por esse tipo de grama é que ela é resistente ao pisoteio, cresce rapidamente e resiste mais a ambientes em sombra, como será no Maracanã. Ela pode chegar a 18cm de altura — explicou Bruno Rodrigues.
A estreia da seleção brasileira no novo gramado do Maracanã, caso a Fifa dê autorização, será no dia 2 de junho. Nesta data, pelos planos da CBF, o Brasil enfrentará a Inglaterra em um amistoso a duas semanas do início da Copa das Confederações. Depois disso, a seleção só terá a chance de voltar a jogar no estádio caso chegue à final do torneio, no dia 30 de junho.
Na Copa do Mundo, o estádio receberá sete jogos, entre eles um de oitavas de final, um de quartas de final e a grande decisão do torneio.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/grama-do-novo-maracana-cultivada-tratada-com-cuidado-sigilo-em-saquarema-6856132#ixzz2DXxWxV8j

Nenhum comentário:

Postar um comentário