Nesta segunda-feira, a nova diretoria do Flamengo apresentou a parceria com a montadora francesa Peugeot, válida pelos próximos três anos. Mas a data, que marca o fim de um período de mais de um ano sem um patrocinador máster estampado na camisa do clube, já marca também o inícios das divergências entre o clube e a patrocinadora.
O acordo entre Peugeot e Flamengo seria a primeira peça de um esquema de rodízio de marcas que o clube pretende implementar em seu uniforme, segundo o que havia afirmado em sua posse, o novo vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, o “Bap”.
Mas durante a coletiva nesta segunda, na presença do diretor-geral da Peugeot na América Latina, Frédéric Drouin, Baptista voltou atrás e afirmou que o acordo com a empresa não funcionaria em esquema rotativo: “Não estamos celebrando com a Peugeot um contrato de rodízio. Temos claramente uma situação definida ao longo desse ano. Temos previsão no contrato. Se houver interesse, outros poderão se juntar a nós. Desde que não conflitem com os interesses do clube ou com a área de atividade da Peugeot. Caso essa segunda opção seja do interesse das empresas que estão na camisa, caso seja importante, temos essa opção. Mas o contrato não está celebrado com esta finalidade”.
Apesar de negar a rotação de marcas, o dirigente completou dizendo: “Nós temos certeza absoluta que em mais algum tempo vamos trazer mais dois nomes, que vão se juntar a Flamengo e Peugeot para se tornar algo maior”.
Já a montadora divulgou após a coletiva um comunicado oficial, desmentindo Baptista, e anunciando um acordo rotativo, que indica que estaria sendo posto em prática o rodízio de marcas na cota máster do clube.
“O contrato firmado entre a empresa e o clube tem duração de três anos. O uniforme do Flamengo terá a inscrição Peugeot estampada na frente até abril. A partir daí, o nome da empresa passa para as costas da camisa”, diz o comunicado.
Os valores do acordo com a Peugeot não foram anunciados oficialmente, mas especula-se que estejam entre R$ 10 e 15 milhões anuais, dependendo de variáveis por desempenho.
Além disso, curiosamente, o anúncio oficial do acordo por parte da diretoria do clube aconteceu antes da aprovação do mesmo pelo Conselho Deliberativo. Delair Dumbrosck, presidente do Conselho, esteve presente na coletiva e falou sobre o assunto: “Essa apresentação se faz necessária em função da agilidade dos negócios hoje. O Flamengo trabalhou muito para fechar essa parceria e isso requer uma rapidez muito grande para produzir as camisas. Houve necessidade dessa coletiva sobre o casamento, que eu espero que seja bastante longo, mas isso não vai de maneira nenhuma prejudicar ou antecipar qualquer aprovação pelo Conselho de amanhã”.
Atualmente, além da Peugeot, o Flamengo conta com BMG e TIM como patrocinadores que pagam para estampar sua marca no uniforme rubro-negro. O banco mineiro tem acordo para estampar as mangas da camisa até o fim de fevereiro, e ainda foi divulgado se o contrato será renovado. Já a TIM tem seu logo estampado dentro dos números do uniforme, e tem contrato até 2014. A Unicef, entidade beneficente que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), tem seu logo exposto gratuitamente desde o ano passado, do lado esquerdo do peito da camisa.
Fonte: http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/patrocinio/28/28206/Flamengo-e-Peugeot-ja-divergem-sobre-parceria/index.php
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