Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Armadilhas para pegar time grande no Carioca


Considerados ‘alçapões’, campos do Bangu e do Madureira ainda não estão prontos
Estádio receberam apenas ‘maquiagem’ para o início da competição

Por Gian Amato

RIO - Os estádios do Bangu e do Madureira estão separados por 20km, mas apresentam problemas que os deixam lado a lado e no limite do regulamento da federação para receberem jogos do Estadual. Casas de dois times tradicionais, Moça Bonita e Aniceto Moscoso puxam o tapete de bem-vindo quando recebem adversários. Este ano, os “alçapões” ainda não estão prontos, fizeram melhorias ínfimas em relação a 2012 e estrearão contra clubes grandes na segunda rodada, quando o Flamengo irá a Madureira, na quarta-feira, e o Botafogo, a Moça Bonita, no dia seguinte, caso o Bangu consiga o laudo técnico de segurança da Polícia Militar. Este jogo poderá ser o da estreia de Seedorf no lado B do Carioca.
Entre o Mercadão de Madureira e a linha do trem, o Aniceto Moscoso, com capacidade para 3 mil pessoas, já saiu dos trilhos em 2007, quando foi interditado pela PM por não ter saída de emergência. Este ano, são três, e o presidente Elias Duba tenta abrir outra, por dentro do Mercadão, mas que ficaria pronta no segundo turno. O clube conseguiu o laudo válido até dezembro. Em 2012, o Fluminense venceu por 2 a 1 um jogo que quase não terminou às claras. Sem iluminação, o técnico Abel Braga disse que o time foi guiado pelo luar. O Flamengo jogará às 17h.
- Iluminação, só natural. Até porque, à noite, não é aconselhável jogar em Madureira devido à localização e à (falta de) segurança - admite o presidente Elias Duba.
‘A nossa Bombonera’
Da janela de seu gabinete, Duba verifica o gramado recém-trocado, o que é feito de dois em dois anos, e diz ser o melhor do Rio. O sistema de drenagem foi refeito, e a grama passaria pelo primeiro corte. As linhas laterais, das áreas e do meio-campo não haviam sido pintadas e, tinta, apenas uma mão ou outra nas paredes. É uma maquiagem que o presidente não esconde:
- Não há como fazer grandes obras, mas temos todos os laudos. O estádio é um “alçapão”, os grandes sofrem aqui dentro. É a nossa Bombonera. Não acho que seja um dos melhores, mas o gramado é, com certeza.
Em campo, o jogo se resolve na bola. Fora dele, problemas de acesso, conforto no vestiário e infraestrutura podem atrapalhar. Em Madureira, o ônibus do adversário estaciona do lado de fora, e os jogadores são guiados pelos seguranças, que fazem cordão de isolamento até o vestiário, onde o ambiente é modesto. Há um ventilador pendurado na parede. Localizado abaixo do nível do campo, se chover, a água invade pelo chão. Mas pode vir por cima, porque o teto é parcialmente coberto por um material que deixa espaços para a circulação de ar. Não há local para tratamento com gelo, e a mesa de massagem é antiga, de madeira. Há sete chuveiros, mas apenas dois deles contam com água quente, o mínimo exigido.
Em Bangu, o gramado, irregular, foi trocado em novembro de 2012, e um novo sistema de irrigação, construído. Fora isto, a maior novidade é do lado de fora. Após anos de reclamações, desde que foi inaugurado, em 1947, pela primeira vez o vestiário dos visitantes terá um aparelho de ar-condicionado (60 mil BTUs), item essencial no bairro onde são registradas as temperaturas máximas da cidade. Foi o que prometeu a administração do Bangu.
Poderia ser em Moça Bonita, com capacidade para 9 mil, a estreia de Seedorf nos alçapões cariocas. O craque do Botafogo, em seus dez anos no Milan, jogavava no San Siro. A realidade é diferente, e ele, antes mesmo de entrar em campo, já criticou os horários, devido ao calor. Além do sol, o que vem do céu poderá causar estranheza. As pipas caem sem parar dentro de campo. Fora dele, os entulhos de uma obra precisam ser retirados até amanhã para que o estádio receba o laudo da PM.
As áreas técnicas estavam sem grama e as linhas do campo, irregular, não haviam sido pintadas. O vestiário do visitante não tinha porta, mas tem sete chuveiros, três elétricos, e dois vaporizadores.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/carioca-2013/armadilhas-para-pegar-time-grande-no-carioca-7342726#ixzz2IYNPTcFU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário