Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SANTA MARIA E A COPA

Por Osmar de Oliveira

Era evidente que a tragédia de Santa Maria, ganhasse manchetes em todo o mundo. Pelo que li e ouvi, um caso semelhante na França. Também uma danceteria e com público muito jovem. Faz 10 anos. Todo mundo já foi julgado. Pegaram cana o dono do local, o empresário da banda, a empresa de segurança e até sobrou uma pena menor para uma rádio que sorteou ingressos. Todos cumpriram parte da pena e já estão em liberdade condicional.

Mas parte da imprensa na Inglaterra passou a ver essa tragédia no Brasil de outra forma. Jornalistas lembram que só faltam 500 dias para a Copa do Mundo e perguntam se todos os locais públicos aqui, estão devidamente fiscalizados, com alvarás atualizados, com seguranças treinados e com eficientes brigadas contra o fogo. Na Europa e nos Estados Unidos, muitos locais semelhantes, além das portas de escape ( amplas portas de saída) também tem o que eles chamam de portas de pânico para uma mais rápida evacuação do público.

Exageros ou oportunismos, não interessa. O que importa é que essa tragédia em Santa Maria, sirva de lição . Mas que não sirva por causa da Copa.  E sim como obrigação do setor público em fiscalizar melhor, autorizar o que merece ser autorizado e legislar com mais rigor e mais brevidade.

Temos aqui no Brasil a mania de pensar que nada vai acontecer nestas terras. É um conceito cultural que precisa ser mudado urgentemente. Cultura não se muda tão rápido mesmo com tragédias. Então tem que ser na marra. E marra tem que ser feita com legislação.

A propósito . Todos os estádios brasileiros da Copa estão preparados para um esvaziamento rápido de um público de milhares de pessoas ?  Ou vamos continuar pensando que terroristas trocam uso de armas por uma bela partida de futebol !

Fonte: http://drosmar.com/santa-maria-e-a-copa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário