Por Daniel Zalaf
Na tarde desta terça-feira, 14, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) apresentou oficialmente a Brasil Tennis Cup, torneio do calendário da Women Tennis Association, mais conhecida como WTA. Após 11 anos, o país voltará a sediar um torneio da elite do tênis mundial, desta vez em Florianópolis. Após a longa espera, o torneio promete. Ao lado da Federação Catarinense de Tênis (FCT), a CBT anunciou a vinda de Venus Willians, ex-número um do mundo, e de mais 18 tenistas top 100 do atual ranking mundial para a disputa.
O torneio acontecerá entre os dias 23 de fevereiro e 3 de março deste ano, nas quadras duras da sede da FCT, na capital catarinense. O local já sediou grandes eventos da modalidade no país, sendo o principal deles a Copa Davis de 2001, quando recebeu mais de 15 mil pessoas.
O recinto está sendo reformado para atingir os parâmetros exigidos pela WTA e, segundo Jorge Lacerda, presidente da CBT, a ideia é usar os grandes eventos para deixar um novo legado para o esporte no país.
“O torneio dará às nossas tenistas a oportunidade de jogar partidas de alto nível com algumas das melhores tenistas do mundo, além de incentivar a prática do tênis para que o número de jogadoras continue crescendo nos próximos anos”, afirmou o presidente.
“Nossa intenção é aproveitar os recursos que temos para a realização de eventos como o Brasil Tennis Cup e o Brasil Open para deixar um legado para nossas futuras gerações. A sede da FCT está do jeito que é hoje porque, em 2001, aproveitamos a oportunidade da Copa Davis para construir um centro que hoje é utilizado por algumas de nossas maiores promessas e para a realização de ações sociais. Esse é nosso objetivo novamente”, disse Lacerda.
Para a realização do Brasil Tennis Cup como um dos torneios da agenda da WTA, a CBT adquiriu a antida data do WTA de Marbella, na Espanha. O negócio, de acordo com o presidente Lacerda, custou cerca de US$ 1,2 milhão para os cofres da Confederação. “Nós estávamos há mais de um ano procurando uma data disponível para a compra no circuito internacional. E durante uma das reuniões das federações na Europa surgiu a possibilidade da compra de Marbella, já que a crise econômica afetou bastante a Espanha”, afirmou o dirigente.
“No fim do ano passado, renovamos nosso contrato com os Correios por mais dois anos. Dentro deste novo acordo e, como parte do que já havíamos planejado, incluímos uma cláusula que destinava recursos exclusivamente para a compra dos direitos de um torneio da WTA, já que tínhamos tudo quase acertado”, completou Lacerda.
Além disso, Lacerda estipula que os gastos em torno da realização do Brasil Tennis Cup girem em torno de dois a três milhões de dólares, que serão financiados pelos patrocinadores do torneio, entre eles os próprios Correios, a fornecedora Asics e o Grupo RBS.
Fonte: http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/gestao/28/28125/CBT-anuncia-Venus-Williams-para-Brasil-Tennis-Cup/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário