Por Savio Sousa
O Tema monitoramento de mídias sociais já foi um assunto tratado por mim aqui no Laboratório Esportivo. Caso alguém não tenha lido sugiro ler o post: ESPN e ComScore em parceria no monitoramento de mídias sociais.
Muitas pessoas estão explorando o monitoramento dos dados gerados através das mídias sociais. Vejam um exemplo bacana aplicado ao esporte feito pelo site inglês UKSN Social Media & Sports. O objetivo do monitoramento foi estabelecer qual time do futebol inglês tinha a torcida mais feliz. O levantamento levou em consideração as menções feitas utilizando as hashtags dos times da inglaterra. O Manchester United, por exemplo, também é conhecido no Twitter pela hashtag #MUFC. O intervalo analisado foram os últimos 365 dias, ou seja, eles acompanharam um ano inteiro de menções no Twitter e avaliaram se as menções eram positivas ou negativas.
Ao longo do levantamento eles constataram alguns números interessantes. Para cada 1000 twittes mencionando #MUFC 892 eram menções positivas. O dia mais feliz para os torcedores do Manchester, foi o dia 7/11/2011 quando Alex Fergusson completou 25 anos como Manager no clube. Um dado curioso é que mais da metade dos clubes tiveram os períodos mais tristes entre os meses de dezembro e janeiro, período onde rolou jogo entre os dias 18/12 e 06/01. Seria um indicativo do quão desanimado ficam os torcedores com a realização de jogos no período de festas de fim de ano.
Na verdade este é um assunto que tende a crescer nos próximos anos. Há muitos dados sendo gerados nas redes sociais. A medida que milhões de pessoas comentam sobre infinitos assuntos, temos um universo maior de dados e que se analisado com detalhe pode gerar informações valiosas. Por isso o processamento de enormes quantidades de dados tem se demonstrado um filão interessante, também na indústria do esporte. É o Big Data no esporte.Para saber mais detalhes sobre a pesquisa mencionada acima acesse o site: UKSN Social Media & Sports.
Fonte: http://laboratorioesportivo.com.br/monitoramento-de-midias-sociais-no-esporte/
Nenhum comentário:
Postar um comentário