COM INVESTIMENTO EM FUTEBOL, EMPRESA QUER DIVULGAR MELHOR A MARCA STI, FESTEJAR SEU ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS E SE APROXIMAR DO TORCEDOR
por Rodrigo Capelo
A Semp Toshiba apresentou na noite da última quarta-feira (06/08) o patrocínio ao São Paulo, que já entrou em campo para enfrentar o Internacional com a marca da companhia no peito e nas costas da camisa, a área mais nobre do uniforme. Com o clube paulista, a empresa busca, em resumo, uma oportunidade para mostrar sua marca, festejar seu aniversário de 70 anos e se relacionar melhor com o consumidor.
A exposição da marca é a primeira justificativa do patrocínio. Ao escrever STI no peito da camisa e Semp Toshiba nas costas, a companhia tenta mostrar ao consumidor que são duas marcas da mesma companhia. "Nós temos a possibilidade de ao longo do contrato mudar as marcas, mas nesse primeiro momento a estratégia é mostrar que a STI é uma marca da Semp Toshiba", afirma Eduardo Toni, diretor de marketing.
Em segundo lugar, o São Paulo, diferentemente de clubes que também estão com a cota máster vaga, como Corinthians e Flamengo, oferece a oportunidade de realizar ações de ativação no estádio do Morumbi. Dentro dele, por exemplo, a Semp Toshiba irá instalar uma loja para vender seus produtos aos são-paulinos. Ela também terá um camarote para levar clientes e parceiros para relacionamento durante as partidas da equipe.
Toni antecipa que, além do patrocínio da camisa, para cada R$ 1 gasto na assinatura do contrato, outros R$ 3 serão investidos em ações de ativação, ou seja, campanhas e promoções que mostrem ao consumidor que a empresa está patrocinando o São Paulo e, por consequência, o futebol. As ações a serem realizadas ainda estão sendo estudadas, mas este não será um grande problema para o diretor de marketing.
Toni foi apresentado como diretor de marketing da Semp Toshiba nesta semana. Antes, ele havia sido diretor de marketing da concorrente LG entre 2004 e 2011, justamente o período em que a empresa de eletrônicos ganhou destaque por patrocinar de modo consistente o São Paulo. "Sem dúvida, eu sei do potencial que a parceria tem", afirma o executivo. O negócio com o clube, inclusive, foi fechado quase em tempo recorde: 15 dias. A proximidade anterior influenciou.
Por que o São Paulo?
O futebol brasileiro tem, hoje, grandes oportunidades ainda em aberto. Além das áreas nobres das camisas de Flamengo e Corinthians, apenas para citar os mais populares, também não há na seleção brasileira um patrocinador da área de tecnologia. Mas a Semp Toshiba preferiu recorrer ao São Paulo para buscar os objetivos citados, porque a equipe paulista une opções de ativação a, tradicionalmente, bons resultados em campo.
"Tem vários clubes sem patrocínio, mas nós entendemos que o São Paulo tem um leque maior de possíveis ações, então o retorno é melhor. É um time tradicional, um modelo de organização, e esses também são fatores que pesaram na escolha. O estádio e todas as possibilidades que ele traz, como fazer a loja e ter um camarote, também são um fator muito importante", diz Toni.
O retorno da tecnologia ao futebol
Não são poucas as empresas de tecnologia que exploraram o modelo de patrocínio de times de futebol. A LG, no São Paulo, talvez seja o melhor caso por ter feito um patrocínio que durou muitos anos e praticamente incorporou a marca da companhia ao uniforme são-paulino. Mas a Samsung já pôs sua marca nas camisas de Corinthians e Palmeiras, e a própria Semp Toshiba esteve no Santos entre 2007 e 2011.
No entanto, neste ano as empresas de tecnologia estavam mais distantes dos "gramados". Isso pode ser comprovado na Copa do Mundo e na seleção brasileira. Apenas a Sony possui um patrocínio assinado com a Fifa, dona do maior evento de futebol no mundo. O escrete brasileiro possui como patrocinadores cervejaria, operadora de telefonia, frigorífico, supermercado, lâmina de barbear, montadora de carros e até desodorante para os pés, mas não uma parceira tecnológica.
"Eu não posso responder pela indústria, dizer por que ela se distanciou, mas posso lembrar que a Semp Toshiba esteve até pouco tempo atrás em outro time. Ela patrocinou durante um grande período o Santos e tem dentro da companhia a tradição de se envolver com o esporte, usar no marketing esportivo. Sem dúvida, o futebol é uma das melhores plataformas para exposição de marca, além das ativações", afirma Toni.
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2012/09/razoes-por-tras-do-patrocinio-da-semp-toshiba-ao-sao-paulo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário