Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Funcionários que roubaram dados dos Jogos de Londres agiram por conta própria, alega comitê


Organizadores da Rio 2016 afirmam que não sabiam do furto

Por Demétrio Weber e Fábio Vasconcellos

RIO - Os dez funcionários do Comitê Rio 2016 que fizeram uma cópia ilegal de arquivos confidenciais dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres agiram por conta própria. A informação foi divulgada na segunda-feira pela equipe do Rio ao ser procurada pelo GLOBO para esclarecer as dúvidas que ainda pairam sobre o caso. Os documentos, segundo a equipe, já foram devolvidos e destruídos.
O furto dos documentos, como classificou a imprensa inglesa, chegou ao conhecimento do Comitê Rio 2016 no dia 1º deste mês, após o início dos Jogos Paraolímpicos de Londres. Na terça-feira passada, após localizar as cópias e identificar os envolvidos no caso, o comitê demitiu os funcionários. Em nota enviada ao GLOBO, o comitê explicou que os funcionários faziam parte da equipe de 200 pessoas, que permaneceu por três meses em Londres trabalhando com os ingleses na preparação dos Jogos. Eles tinham acesso aos documentos do Comitê Londres 2012, mas haviam assinado um contrato que proibia fazer cópias sem autorização. Segundo a nota, que não divulgou os nomes dos envolvidos, os chefes dos funcionários não tinham conhecimento da atitude do grupo.
De acordo com a Rio 2016, ao serem localizados, os funcionários afirmaram que não tinham intenção de prejudicar os dois grupos organizadores.
Eles “não precisavam ter copiado esses arquivos sem autorização. Bastava solicitá-los ao Comitê Londres 2012, que vinha compartilhando informações de maneira colaborativa”, diz a nota do Comitê Rio 2016, ressaltando que repudia o comportamento do grupo envolvido no caso.
O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, disse na segunda-feira lamentar o envolvimento da equipe na cópia ilegal e elogiou a atuação do Comitê Rio 2016. O ministro afirmou que o governo do Reino Unido já aprovou a formação de um grupo de trabalho que vai atuar em parceria com a equipe de brasileiros, repassando sua experiência na organização dos Jogos de 2012:
— Trata-se de incidente lamentável, envolvendo duas entidades privadas, os comitês organizadores dos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016. O Comitê Rio 2016 agiu corretamente ao apurar o incidente, junto com o Comitê de Londres, e punir os autores. O comportamento dessas pessoas foi inaceitável e não expressa a atitude de confiança e harmonia que tem marcado a cooperação dos dois países na preparação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos sob sua responsabilidade.
O furto dos documentos veio à tona na noite da quinta-feira passada, quando o blog do jornalista Juca Kfouri divulgou o caso. Na sexta, o jornal britânico “The Daily Telegraph” trouxe uma reportagem sobre o episódio. No mesmo dia, O GLOBO encaminhou uma série de perguntas ao Comitê Rio 2016, que se limitou a divulgar uma nota, na qual confirmava o furto.
Os organizadores foram procurados novamente ontem, mas não responderam qual era o conteúdo dos arquivos que foram copiados, os nomes dos envolvidos no episódio e por que eles fizeram a cópia. O Comitê de Londres não confirma se existia dados sobre segurança nos documentos copiados.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/topico-rio-2016/funcionarios-que-roubaram-dados-dos-jogos-de-londres-agiram-por-conta-propria-alega-comite-6187326#ixzz27T7VH2by 

Nenhum comentário:

Postar um comentário