Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

UFC: exemplo de gestão do esporte a ser seguido


Atualmente é muito difícil encontrarmos gestão nos esportes. Ao invés de gestão observamos a política enraizada e travando o avanço dos esportes no Brasil e no Mundo. Neste artigo temos um exemplo de modelo de gestão do esporte a ser seguido, onde estratégias empresariais foram implementadas

Por Carlos Virtuoso

O Ultimate Fighting Championship foi uma idéia de Rorion Gracie, especialista no jiu-jitsu brasileiro, e de Arthur Davie, publicitário. A ideia inicial do UFC era ter um campeonato com diversos tipos de técnica marcial. Neste toneio diversos especialistas de lutas se enfrentariam para no final o publico ter a ideia da melhor arte marcial. Um dos fatores críticos de sucesso no inicio do UFC era que os lutadores tinham a imagem de durões e pessoas brutais.

Muitas coisas ocorreram que impediram o crescimento do UFC no seu inicio: tribunais eram contra as competições, o público era formado apenas pelos lutadores mesmo com investimento em publicidade e fazia com que o chamado "vale tudo" não fosse para frente, até que no ano de 2000 os irmãos Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta, formaram a Zuffa e compraram o UFC e a partir deste momento tudo se transformou e virou um fenômeno em gestão do Esporte.

Após a aquisição do UFC por partes dos irmãos diversos trabalhos foram feitos para levantar uma marca e transformar num caso de sucesso. Os lutadores mudaram sua forma de enfrentamento e o "respeito" entre os mesmos passou a ser uma marca e com isso novos públicos foram atraídos. Hoje observamos que famílias se reúnem para assistir os cards do UFC e ficam confraternizando até o horário do card principal que no Brasil normalmente acontece nas madrugadas.

O marketing implementou políticas de atração de público através de coletivas de imprensa, divulgações em diversos meios de comunicação, vendas de produtos e principalmente patrocínios e vendas de ingressos. Uma outra forma de atuação marcante do marketing foi a criação do O Ultimate Fighter, conhecido como um programa para revelação de aspirantes.

As regras estabelecidas após a aquisição em relação aos lutadores também foram pontos estratégicos, tais como; preparação para poderem ser convocados para um combate, preservação da imagem dos lutadores considerando que uma imagem negativa indiretamente poderá trazer danos ao UFC de modo geral, terem batido em lutadores excelentes é também um fator primordial para sua convocação. Além disso estes lutadores podem ser convocados para um número específico de lutas ou até vários anos.

Não podemos esquecer que todos estes fatores tornaram o UFC um evento altamente rentável para os atletas, patrocinadores e organizadores. Este é um exemplo a ser seguido por diversos esportes como uma referência em Gestão do Esporte, onde encontramos planejamento e ação em suas atividades.

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ufc-exemplo-de-gestao-do-esporte-a-ser-seguido/66080/

Nenhum comentário:

Postar um comentário