Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Roubo de dados do comitê dos jogos de Londres é ‘lição’, diz ministro


Aldo Rebelo condena episódio e espera que relação com comitê brasileiro não fique desgastada

Por Demétrio Weber

BRASÍLIA - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse nesta terça-feira que o roubo de arquivos digitais do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres, praticado por funcionários do Comitê Organizador Rio 2016, é ainda mais condenável pelo fato de que as autoridades londrinas sempre demonstraram boa vontade em cooperar com o governo brasileiro. Para Aldo, o episódio deve servir de lição. Ele ressalvou, porém, que tanto o comitê inglês quanto o brasileiro são entidades privadas.
- O episódio é ainda mais condenável porque o governo do Reino Unido manifestou desde o início toda a boa vontade em cooperar com o governo brasileiro, em todas as áreas. Da segurança à mobilidade, voluntariado, telecomunicações. Então, nós vamos prosseguir o esforço de cooperação governo a governo e fazer com que esse episódio sirva de lição para não desgastar as relações entre esses entes privados que fizeram o acordo de cooperação - disse o ministro.
Aldo concedeu entrevista ao lado do ex-técnico do Palmeiras Luiz Felipe Scolari, a quem convidou para atuar como consultor informal do programa Segundo Tempo, que ensina futebol aos alunos da rede pública.
O ministro admitiu desconhecer o teor dos arquivos digitais roubados pelos funcionários do Rio 2016. Ele observou, no entanto, que o comitê inglês informou ao comitê Rio 2016 o que exatamente foi copiado, inclusive com orientações sobre o que deveria ser devolvido e o que deveria ser destruído.
- Eu não sei exatamente, porque nem os britânicos nem os brasileiros divulgaram o que havia. Mas o comitê brasileiro foi informado do que deveria destruir e do que deveria devolver e acho que isso foi feito - disse Aldo.
Indagado sobre a falta de informações em torno do caso e sobre o eventual envolvimento no episódio de outras pessoas de maior hierarquia no Rio 2016, o ministro afirmou que os dez funcionários demitidos agiram em conjunto:
- Foram identificadas dez pessoas. Então, pelo menos cada um agiu por conta dos dez. Porque eles agiram em conjunto. Duvido que tenha agido independentemente da ação um do outro. E creio que o comitê britânico, que foi a vítima desse episódio, atuou até onde julgou conveniente atuar. Não posso dizer para o comitê britânico o que ele deve divulgar ou deixar de divulgar. E naturalmente se ele identificou o que foi baixado, ele identificou quem baixou.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/roubo-de-dados-do-comite-dos-jogos-de-londres-licao-diz-ministro-6194750#ixzz27XMGbT00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário