Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Jogos Pan-Americanos também tiveram caso de cópia de dados


Membro do Comitê Rio 2007 teria sido demitido por usar senha de forma não autorizada

Por Carol Knoploch

SÃO PAULO - Um outro caso de cópia ilegal de documentos dentro de entidades responsáveis por organizar jogos internacionais no Brasil veio à tona na quarta-feira. O atual gerente de Voluntários do Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014, Rodrigo Hermida, teria sido demitido em 2007 do Comitê dos Jogos Pan-Americanos do Rio após fazer cópias de dados de uma empresa que prestava serviço para a equipe brasileira, na época também presidida por Carlos Arthur Nuzman, atual chefe do COB e da Rio 2016.
O novo episódio foi divulgado na quarta-feira pelo blog do jornalista Juca Kfouri. O Comitê organizador da Copa informou que Hermida não se pronunciaria sobre o caso. Segundo o blog, o ex-funcionário da equipe dos Jogos 2007 teria utilizado uma senha de um dos integrantes do grupo para fazer cópias sem autorização de dados da empresa multinacional Event Knowledge Services (EKS). Na época, Hermida trabalhava numa área subordinada a Mario Cilenti, hoje diretor do Comitê Rio 2016. A entidade, mais uma vez, não quis se pronunciar sobre o caso.
No início deste mês, o Comitê 2016 demitiu dez funcionários que copiaram documentos da equipe de organizadores das Olimpíadas de Londres. Na quarta-feira, mais um funcionário que participou o caso foi identificado. Ele atuaria na área de Tecnologia da Informação do comitê brasileiro e teria sido o responsável por copiar e informar os procedimentos ao restante do grupo, que foi a Londres participar da organização dos jogos.
Renata Santiago, uma das funcionárias demitidas, afirmou que trabalhou com Rodrigo Hermida nos Jogos Pan-americanos e que soube, na época, que ele havia sido afastado por cópia ilegal de documentos. Ela disse ainda que o funcionário da área de tecnologia da Rio 2016 enviou e-mail para os funcionários ensinando a otimizar a cópia de documentos.
— Não posso dizer que foi ele. E se alguém usou as dicas dele? — disse Renata.
Na quarta-feira, até o deputado Romário se manifestou sobre o tema, via nota: “Está mais que comprovado a falta de decência desta entidade (referindo-se ao Comitê Olímpico Brasileiro, que também esteve ligado à organização do Pan, em 2007). O fato só escancara o que vem acontecendo com o esporte do Brasil. O culpado nesses casos (incluindo o de Londres) nunca aparece, mas sabemos muito bem que é o presidente do Comitê”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/jogos-pan-americanos-tambem-tiveram-caso-de-copia-de-dados-6206814#ixzz27enu9etk

Nenhum comentário:

Postar um comentário