Sob nova direção, corrida de aventura vira plataforma de esporte, natureza e desenvolvimento humano. Em 2013, competição estará de volta ao circuito mundial da modalidade
Por Jonas Furtado
Maior corrida de aventura da América Latina, o Ecomotion Pro voltará a fazer parte do calendário mundial da categoria. O anúncio foi feito durante a etapa francesa do circuito, na última sexta-feira 21. A prova brasileira ficou por dois anos fora das competições internacionais de elite. O evento ainda não tem local definido, mas acontecerá na primeira quinzena de maio, em 2013.
A revitalização do Ecomotion é uma conquista dos irmãos Tiago e Sílvia “Shubi” Guimarães, que compraram, em novembro do ano passado, os direitos sobre a corrida de seu antigo dono Said Aiach, que organizava o evento desde 2003. Filhos de Ricardo Guimarães, dono da Thymus Branding e investidor do projeto, eles já realizaram uma edição da prova este ano, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Desde então, vêm desenvolvendo toda uma nova gama de produtos e serviços a serem explorados a partir da competição esportiva.
“O Said nos vendeu uma corrida. Nós compramos uma marca”, compara Shubi, ex-atleta de ponta de corridas de aventura e pedagoga. “Quando vislumbramos todas as possibilidades em torno da Ecomotion, vimos que era um negócio muito maior do que uma disputa, no qual poderíamos empregar a expertise do Tiago em branding e mídia e a minha, como educadora.”
Shubi se refere aos três pilares nos quais a agência de marketing esportivo criada por eles (também chamada Ecomotion) para explorar a propriedade alicerça a sua linha de criação e atuação: esporte, natureza e desenvolvimento humano.
A nova proposta de portfólio em torno da marca Ecomotion coloca os eventos esportivos como carro-chefe de toda a estratégia. Além do Ecomotion Pro, passam a existir também o Ecomotion Series, eventos classificatórios para o Pro e com um grau de exigência ligeiramente inferior quanto às performances técnica e física, e a plataforma de corridas de montanha, como a Volta do Cairuçu, que será realizada em Paraty (RJ), em novembro deste ano. Paralelamente, pacotes turísticos para os destinos onde acontecem as disputas serão oferecidos numa parceria com a agência de turismo Pisa Trekking.
As marcas que comprarem o direito de patrocinar os eventos (que são comercializados individualmente ou em um pacote) podem optar por estender a parceria para eventos corporativos customizados e terão acesso a todo o material produzido durante as competições. Além de incrementar a oferta da Ecomotion para as marcas, o conteúdo gerado nas provas também será fonte de receita para a agência.
“Agora mesmo estamos produzindo um documentário para o canal OFF com as imagens da prova na Chapada dos Guimarães. Esta é uma forma interessante de dar visibilidade aos patrocinadores, uma vez que não tenho uma arena fixa para a exposição de marcas”, pondera Tiago, que trabalha em cima de um roteiro para transformar o Ecomotion também em uma série ou reality show para a TV.
“Se você pensar apenas no universo dos corredores de aventura, é algo restrito, talvez 1.500 pessoas. Mas pegue os 8 milhões de esportistas outdoor que o País tem e os 8 milhões de turistas de natureza... Claro que tem uma sobreposição nesses números, mas já se torna uma mercado muito interessante e com potencial enorme, até pela qualificação desse público”
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