Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Para vice de futebol, Libertadores definirá planejamento do Botafogo


Francisco Fonseca, que assumiu cargo nesta sexta-feira, afirmou que há duas diretrizes para próximo ano, mas está otimista quanto à classificação alvinegra

Por Raphael Bózeo e Tiago Pereira

O departamento de futebol do Botafogo está de cara nova. Francisco Fonseca foi nomeado para o cargo de vice presidente na última quinta-feira e foi apresentado nesta sexta ao elenco e à comissão técnica.
O dirigente, que deixou a vice presidência de patrimônio, afirmou que o Botafogo tem dois projetos para a próxima temporada e a Libertadores determinará qual será a diretriz no ano que vem. No primeiro dia de trabalho na nova pasta, Francisco atendeu a reportagem do LANCENET! e mostrou otimismo com a possibilidade de o Glorioso voltar a disputar a competição após 17 anos.
– O planejamento existe porque o departamento é profissional. O projeto já começou, independente da minha chegada. Agora vamos revê-lo e discuti-lo. Ele toma contornos diferentes caso o Botafogo se classifique para a Libertadores. Na verdade são dois planejamentos, mas temos certeza de que vamos nos classificar – explicou o novo gestor.

Francisco está há 16 anos ocupando cargos na diretoria alvinegra, mas é a primeira vez que trabalhará no futebol. Além de gerenciar o patrimônio do Alvinegro, ele já comandou os esportes aquáticos.
O novo vice tratou de descartar qualquer mudança drástica na atual administração e rasgou elogios a condução do futebol.
– Não será a minha presença que vai mudar grandes coisas no futebol. A minha função aqui é ajudar, ser mais um instrumento. Estou assumindo mesmo hoje (ontem) e ainda não consegui tomar pé de tudo. Isso demora um pouquinho.

Ontem, ele foi ao campo anexo do Engenhão acompanhado do gerente de futebol do clube, Anderson Barros, e o diretor-executivo, Sérgio Landau. Depois, foi apresentado ao elenco e à comissão técnica.
Desde a saída de André Silva, em maio, o cargo é acumulado pelo presidente do clube, Mauricio Assumpção. A única mudança no departamento até então havia sido a entrada do supervisor Sidnei Loureiro, que comandava as divisões de base do Glorioso.

NOVO DESAFIO NÃO ASSUSTA
Novo vice de futebol, Francisco Fonseca terá um desafio diferente na carreira. Há 16 anos no Botafogo, o dirigente esteve à frente do esportes aquáticos do clube e também foi vice de patrimônio, mas nunca teve um cargo no departamento de futebol.

Apesar dos novos ares, Francisco garante que não se intimida com a nova incumbência:
– Futebol é carro-chefe, mas não me assusta. Em um clube de bandeira, como o Botafogo, qualquer cargo é problemático. E o Mauricio (Assumpção, presidente), dentro de um provável leque de opções, me convidou e aceitei.

Francisco ainda revelou os conselhos que recebeu do presidente antes de assumir o cargo:
– A única coisa que Mauricio me pediu foi para assumir o futebol como eu sempre fiz. Ele me falou: “Seja você mesmo”.

DIRIGENTE É EX-ATLETA DO CLUBE
A identificação de Francisco Fonseca com o Botafogo vem muito antes de ser gestor do Glorioso. Ele foi atleta na década de 70 e disse se orgulhar de defender o clube de coração nas piscinas. Além disso, seus dois filhos também representaram o Alvinegro na mesma modalidade.

– Minha história no Botafogo começou como atleta há muito tempo. Nadei pelo clube, apesar de ter sido mediano. Eu acabei vindo ser dirigente justamente por causa dos meus filhos, que foram atletas – revelou, mostrando orgulho com mais um cargo ocupado:
– Vivi intensamente no meu clube de coração como atleta e agora como dirigente. Conheço profundamente e agora estou feliz com mais esse desafio.

- Bate-bola:
Francisco Fonseca
Vice de futebol do Botafogo, exclusivo ao LANCENET!
O departamento de futebol do Botafogo está estruturado?
Talvez tenha uma das melhores estruturas do futebol brasileiro. Na verdade não só no futebol. É um clube muito estruturado e organizado. É um trabalho de anos que está dando certo.
Quais foram os seus principais feitos no clube?
Eu me orgulho de todos os trabalhos que fiz no clube. Restauramos a sede do Mourisco Mar, títulos no esporte aquáticos e modernizar General Severiano, como cobertura de quadras. Espero repetir isso no futebol. Se não tivesse esperança, não aceitaria.
Qual será a sua principal função neste cargo?
Não vou ficar em contato direto com jogadores. Vou gerir o futebol e ligar o departamento ao presidente e aos outros vices. É um regime profissional.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/futebol-Botafogo-Libertadores-definira-planejamento_0_782321991.html#ixzz27s4CcLwk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário