Bill Hanway, arquiteto responsável pelo projeto vencedor, garante que a principal área dos Jogos poderá assumir novas funções após o evento
O escritório de arquitetura britânico responsável pelo projeto do Parque Olímpico dos Jogos de 2016 divulgou nesta terça-feira maquetes e um vídeo com novos detalhes sobre as instalações que serão erguidas no terreno do antigo Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Bill Hanway, coordenador do projeto, explicou que a principal área das próximas Olimpíadas refletirá a beleza do Rio, mas também permitirá a utilização dos espaços pela população após a realização do evento.
- Nossa abordagem sempre foi deixar um legado para a cidade. Já estamos conversando sobre ideias interessantes para a conversão de alguns dos locais temporários em prédios públicos, como escolas. Isso é realmente emocionante - disse o arquiteto Bill Hanway em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”.
Para Bill Hanway, o legado deixado pelo Parque Olímpico será definitivo e as instalações também poderão ser transformadas em conjuntos residenciais, centros de compras e prédios comerciais após os Jogos. O arquiteto aponta o transporte público como principal desafio para a organização do evento no Brasil, porque a cidade com mais de seis milhões de habitantes possui apenas duas linhas de metrô.
- As autoridades brasileiras já estão trabalhando na expansão do metrô para facilitar o acesso ao Parque Olímpico. Nós tivemos sorte porque alguns dos investimentos necessários já estão sendo feitos para a Copa do Mundo de futebol, em 2014 - afirmou o britânico.
Segundo o arquiteto, o projeto do Parque Olímpico do Rio é mais simples do que o de Londres, criado pelo mesmo escritório. A capital britânica, que sediou os Jogos este ano, desafiou os projetistas pela rede de canais e a grande quantidade de prédios de indústrias desativadas. No Brasil, algumas das instalações que farão parte do complexo olímpico já estão em atividade, como o Centro Aquático Maria Lenk, e passarão apenas por ajustes para alcançar o padrão da competição.
O Parque Olímpico, que ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, sediará as disputas de 14 modalidades olímpicas (basquete, judô, taekwondo, lutas, handebol, tênis, ciclismo, saltos ornamentais, pólo aquático, natação, nado sincronizado, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim). Além disso, vai abrigar um centro de mídia que receberá 20 mil jornalistas de todo o mundo.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/09/para-projetista-do-parque-olimpico-de-2016-rio-tera-legado-definitivo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário