Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dois Mil jovens disputam Estadual Escolar de Atletismo no Ibirapuera


Maurren Maggi será a madrinha do evento que reúne jovens de 10 a 17 anos de 27 municípios do Estado.

Cerca de 2 mil jovens entre 10 e 17 anos se reúnem nesta terça-feira (18), no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, para competir na 12ª etapa do II Campeonato Estadual Escolar Modalidade Olímpica Atletismo, com uma madrinha especial: a campeã olímpica Maurren Maggi. O torneio, que passou pelas cidades de Ourinhos, Presidente Prudente (duas etapas), São José do Rio Preto, Araraquara, Praia Grande (duas etapas), Itapetininga, Pirassununga e São José dos Campos, encerra na capital paulista o giro pelo Estado com número recorde de inscritos e a participação de 197 escolas.

"Esse número foi acima de qualquer expectativa. Isso mostra a importância que as escolas e os municípios estão dando para o torneio. Com esse projeto de desenvolvimento esportivo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) está criando um legado expressivo. Com mais pessoas praticando, temos cada vez mais cidades, escolas e parceiros envolvidos, e assim o esporte vai crescendo continuamente, não só no cotidiano da sociedade como em resultados", revela Lázaro Velazques, um dos organizadores do evento.

A última etapa do torneio contará com a presença de representantes de 27 cidades: Barra Bonita, Barueri, Batatais, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Carapicuiba, Dois Corregos, Franca, Guariba, Guarulhos, Ibitinga, Itapetininga, Jaguariuna, Mairinque, Patrocínio Paulista, Pedreira, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Joaquim da Barra, São Miguel Arcanjo, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque e Tanabi.

A competição terá início às 9h30 e os inscritos poderão participar das provas de 60m rasos, 75m rasos, 100m rasos, 80, 100 e 110 metros com barreiras, 200m rasos, 400 metros rasos, 800 metros rasos, 1.000 metros rasos, 3.000 metros rasos, arremesso do peso, lançamento do disco, lançamento do dardo,salto em altura, salto em distância e salto triplo.

Entre os destaques da etapa está Luca da Silva dos Santos, líder do ranking na categoria B do Estadual Escolar nos 75m (9s01) e 250m rasos (30s49). O jovem treina no Centro de Excelência Esportiva (CEE) de Praia Grande, e é um dos favoritos para o pódio. "Comecei a treinar em 2011 e estou contente com meus resultados na temporada. Recentemente fui medalhista de ouro nas Olimpíadas Escolares, com o revezamento 4x75m e nos 75m rasos, e campeão estadual mirim nos 75m, mas espero melhorar ainda mais", diz o santista de 14 anos.

Os atletas de 15 a 17 anos, campeões da etapa, se classificam para disputa da seletiva da categoria C, que contará com a participação dos primeiros colocados das etapas do interior. A peneira será realizada nos dias 3 e 4 de novembro e também servirá como seletiva para as Olimpíadas Escolares para jovens de 15 a 17 anos, que será disputada em Cuiabá, em novembro.

Maurren Maggi será a madrinha da etapa - Assim como em 2011, a campeã olímpica Maurren Maggi, será a madrinha da etapa da capital. A medalhista de ouro em Pequim no salto em distância estará no Ibirapuera às 10h30, logo após a abertura do evento.

O início da carreira vitoriosa da saltadora foi justamente na pista de atletismo do Ibirapuera. Em 1994, aos 18 anos, Maurren saiu de São Carlos para treinar na maior cidade do país, no chamado Projeto Futuro da Secretaria Estadual de Esportes. O programa foi transformado em Centro de Excelência Esportiva (CEE) em 2008, sendo gerenciado pela Federação Paulista de Atletismo. Com as orientações de Nélio Moura, hoje coordenador voluntário do CEE da capital, Maurren tornou-se a primeira brasileira a conquistar o ouro olímpico nas provas de campo e pista do atletismo.

O Esporte contra as Drogas - O Governo do Estado de São Paulo, a Federação Paulista de Atletismo (FPA) e o Instituto Memorial do Salto Triplo e Desenvolvimento do Esporte (IMST) iniciaram, ao lado da Polícia Militar do Estado, uma campanha de combate às drogas. Na abertura de cada evento, são ministradas palestras para mostrar aos jovens as consequências fatais causadas pelo uso de entorpecentes.

Ana Luiza dos Anjos Garcez, a Animal, é a madrinha de todos esses encontros. Ex-moradora de rua, a atleta superou as adversidades e o vício praticando esporte e irá compartilhar suas experiências com a garotada. A iniciativa faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre crianças do ensino fundamental.

Confira o calendário:
São Paulo (18/09)
Seletiva - 15 a 17 anos - São Paulo (3 e 4/11)
Final - São Paulo - (16 e 17/11)

O II Campeonato Estadual Escolar Olímpico é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, Secretaria da Educação e Delegacias de Ensino, com parceria da Federação Paulista de Atletismo.

Fonte: http://www.selj.sp.gov.br/noticias/20120917_terca_atle.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário