Consórcio começa a obra do primeiro dos 31 prédios do complexo, cada um com 17 andares
Por Luiz Ernesto Magalhães
RIO - A presença da comitiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) no Rio serviu de pretexto nesta terça-feira para antecipar o cronograma de construção da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, previsto apenas para setembro. A presidente da Comissão de Inspeção do COI, Nawal El Motawakel, acionou as máquinas para cravar a primeira estaca que servirá de base para o primeiro prédio da vila. Os trabalhos nas fundações começaram com recursos próprios do Consórcio Ilha Pura (construtora Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias) porque o grupo ainda negocia os detalhes do financiamento do projeto.
A vila terá 3.604 apartamentos, com 31 prédios de 17 pavimentos, distribuídos por sete condomínios independentes. A versão final do plano de ocupação da Vila Olímpica, apresentada ontem à comitiva, difere do proposto inicialmente na candidatura. Antes, seriam 48 prédios com 2.880 apartamentos e 12 andares. A mudança no projeto atendeu a pesquisas de demanda feitas no mercado.
O consórcio planejou uma estratégia diferente para evitar o que aconteceu com a Vila Pan-Americana lançada pela construtora Agenco, em 2004. O condomínio do Pan foi um sucesso de vendas para o público, mas até hoje tem cerca de 40% dos imóveis vazios e enfrentou problemas de infraestrutura. Muitos compradores desistiram do negócio por não poder arcar com os juros após a entrega dos imóveis.
O grupo negocia não apenas as taxas de juros mas também pretende negociar os apartamentos aos poucos para evitar que haja mais imóveis à venda que o mercado poderá absorver. A previsão inicial é de que os primeiros apartamentos sejam oferecidos ao público em março de 2013. Mas a data poderá mudar se o cenário econômico não estiver favorável.
As obras serão aceleradas a partir do dia 13 de setembro, quando começará a construção de mais seis prédios e já deverá estar instalada a fábrica de concreto armado que o consórcio instalará no canteiro para reduzir as viagens dos caminhões de transporte do material. Ao todo, o condomínio terá 952 apartamentos prontos no dia 26 de maio de 2014. Mais dois condomínios começam este ano: nos dias 28 de outubro e 12 de dezembro (de seis prédios cada). Em 2013, apenas um condomínio (três prédios) entrará em obras. Em 2014, começarão as obras dos últimos três condomínios: 10 de fevereiro (dois prédios), 17 de março (cinco prédios) e 14 de abril (dois prédios). Em 28 de dezembro de 2015, todos os prédios serão entregues ao Comitê Organizador, que vai prepará-los para os mais de 16 mil atletas.
O projeto final manteve a chamada Rua Carioca: trata-se de um calçadão que vai conectar todos os prédios da Vila Olímpica. A área terá cafés, restaurantes, lojas de sucos e sorveterias. No total, haverá mil vagas de estacionamento para carros e ônibus das delegações. Também está prevista, para a entrada da Vila Olímpica, uma praça com as bandeiras de todos os países que terão atletas no evento e esculturas gigantes representando as logomarcas dos Jogos.
A Vila Olímpica fica instalada na Avenida Salvador Allende, na Ilha Pura, que serviu de área para da primeira edição do Rock In Rio, em 1985. Os preparativos para as Olimpíadas começaram em dezembro de 2010 com os trabalhos de terraplanagem.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/coi-antecipa-construcao-da-vila-dos-atletas-5130851#ixzz1x3MWnwl2
Nenhum comentário:
Postar um comentário