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sábado, 9 de junho de 2012

50 Atletas com maior potencial de marketing do mundo


Por Emerson Gonçalves

(Nesse post empregarei algumas vezes o termo marketabilidade, derivado do inglês marketability, significando a capacidade ou potencial de um produto ou personagem ser aproveitado ou gerar ações de marketing; certamente tal fato desagradará a alguns ou muitos, mas, paciência; idiomas são criações dinâmicas, em permanente mutação pela incorporação e adaptação de novas palavras e significados; por gosto pessoal e para deixar clara a adaptação, empregarei marketabilidade ao invés de marquetabilidade.)

Pelo terceiro ano a revista inglesa SportsPro preparou e divulgou estudo próprio relacionando os 50 atletas com maior potencial de marketing do mundo. Embora publicada há alguns dias, essa lista teve pouca repercussão entre nós e, de qualquer forma, vale a pena conhecê-la ou revê-la, para quem já a conhece.

São considerados fatores como valor para o mercado, carisma, idade, disposição e boa vontade e também o mercado doméstico ao qual o atleta está ligado. O estudo também considera na avaliação desse potencial de marketing o momento presente de cada atleta, logicamente, e, por visar o potencial, leva em consideração o período de três anos a contar desse verão do hemisfério norte. Isso implica, naturalmente, que alguns atletas terão sua marketabilidade influenciada por dois megaeventos: a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de Inverno, no mesmo ano, no Brasil e na Rússia, respectivamente. É importante destacar essa consideração porque ela pesou na presença de dois nomes na lista: Neymar e Lucas. E pesou, também, na aparição de atletas russos. Vamos aos nomes:



Neymar é hoje o atleta com maior potencial de marketing do mundo – the world’s most marketable athlete. Lucas aparece na listagem em 43º lugar, à frente de muita gente boa nos mundos das diferentes bolas e esportes. O terceiro brasileiro da lista é a estrela do MMA, Anderson Silva.

A presença de 3 brasileiros (embora Anderson possa ser considerado caso à parte) e de 3 russos (sendo Sharapova um caso igualmente à parte) deve-se a essa projeção de 3 anos. Neymar não é exceção, até por sua presença em 2011 ser auxiliada pelos Jogos Olimpicos de Londres, nesse ano, mas sua colocação no topo da lista é devida ao fator Copa. Outro ponto importante é o tamanho das economias de Brasil e Rússia (6ª ou 7ª a brasileira e 8ª a russa).

Tiger Woods voltou, depois de um período do que pode ser popularmente chamado de inferno astral (popular e erroneamente, pois inferno astral não é, necessariamente, uma coleção de infortúnios).

Apesar de seu peso fortíssimo em todas as competições de que participa e do tamanho de sua economia, a República Popular da China tem apenas um atleta entre os 50 nomes de maior marketabilidade. Um sinal interessante do muito que ainda há para mudar no Império do Meio.


Neymar: the perfect storm

Para fechar, aproveito uma declaração de David Cushnan, editor da SportsPro. Ele diz que Neymar é mesmo “the perfect storm”. Em meteorologia é uma combinação de fatores que leva a um evento catastrófico. Mas essa expressão passou a ser usada no sentido positivo, significando a mesma coisa: combinação de fatores que leva a um evento de magnitude fora do comum.

“Neymar é a tempestade perfeita: jovem, craque, com uma Olímpiada e uma Copa do Mundo em sua casa no horizonte. Ele já é uma super-estrela no Brasil, uma das mais robustas economias do mundo e com um vasto mercado interno para crescer. Se você tem uma marca procurando causar impacto no Brasil, ele certamente será o atleta para isso. Neymar é o personagem para isso.”

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/06/08/50-atletas-com-maior-potencial-de-marketing-do-mundo/

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