Projetado para valorizar o estádio, tela de 3.400 m não poderá ser usada para publicidade
Por Danilo Gonçalves
O telão que o Corinthians vai instalar no Fielzão poderá marcar uma nova era no marketing esportivo no Brasil e aumentar ainda mais as receitas do clube oriundas de patrocínio, mas pode ter efeito contrário e se converter em um gigantesco elefante branco. Isso por que a publicidade na enorme tela será barrada pela Prefeitura, com base na Lei Cidade Limpa, que restringe a poluição visual na cidade.
Revelado em uma animação em vídeo, o telão de 170 m de largura por 20 m de altura foi projetado para “valorizar” o estádio e servir de chamariz para atrair parceiros comerciais ao Corinthians. Ele deve ficar visível a quem chega ao estádio pela Radial Leste, em Itaquera. Mas, sem poder fazer publicidade, como bem sabe o departamento de marketing do clube, o plano de valorização pode não dar muito resultado.
Para conseguir fazer publicidade no telão – contrapartida oferecida aos parceiros -, o Corinthians precisaria de aprovação da Prefeitura, e a chance de o Corinthians conseguir isso é praticamente zero, segundo Regina Monteiro, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
— Se for usado para publicidade, não tem a mínima chance [de aprovação]. Eles podem alegar que vão usar para passar a história do clube, um filme para a comunidade, e, mesmo assim, vão precisar de aprovação da Secretaria. Duvido que consigam aprovar para fazer publicidade.
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Mesmo ciente da impossibilidade de usar a tela como espaço publicitário, o Timão segue negociando com a Osram para instalar o equipamento. O gerente de marketing do clube, Caio Campos, revelou que o departamento ainda não sabe o que fará com ele depois de pronto.
— Ainda não definimos o que irá ser veiculado na tela, mas existe uma gama de possibilidades, desde informações ao torcedor, passando por imagens de jogos, da cidade ou obras de arte, por exemplo.
A tela gigante do Fielzão será duas vezes maior que a do estádio Dallas Cowboys, que mede 49 x 22 m, o maior do mundo até o momento, e custou cerca de R$ 80 milhões. O preço do telão corintiano ainda é um segredo, assim como a tecnologia que será usada.
Se pudesse fazer publicidade, o telão corintiano poderia atrair mais parceiros para o Corinthians. O valor do naming rights do estádio, por exemplo, sofreria uma valorização ainda impossível de mensurar. Com esse dinheiro, o clube poderia facilmente custear a colocação e manutenção da tela, que não vai sair barato.
Por ser uma coisa nova no Brasil, o telão gera desconfiança também entre especialistas em marketing esportivo. Diretor-presidente da Brunoro Sport Business, José Carlos Brunoro acredita que o Corinthians deve ter um plano ‘na manga’ para explorar o telão.
— Duvido que o Corinthians vá apostar em algo que dê prejuízo.
Uma opção para o clube seria colocar uma telão com a frente voltada para dentro das dependências do Fielzão ou para o gramado, como nos estádios norte-americanos. Lá, segundo o especialista em marketing Rodrigo Barros, da Informídia, os clubes lucram com ações publicitárias, como os já conhecidos beijos e danças de torcedores, que são promovidos por patrocinadores.
Nada muda no preço do Fielzão
A colocação da tela não deve fazer aumentar o preço final do Felizão, segundo o gerente de marketing, Caio Campos.
— A construção da Arena Corinthians tem um valor fixado que não será excedido. E, como dito, o telão é uma parceria entre o Corinthians e a Osram.
O valor do Fielzão, que será palco da Copa do Mundo, gira em torno dos R$ 800 milhões. Isso sem contar as arquibancadas móveis, que serão colocadas para adequar a arena às regras da Fifa.
Fonte: http://esportes.r7.com/futebol/noticias/telao-do-fielzao-pode-virar-gigantesco-elefante-branco-20120625.html?question=0
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