Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Provisória, Arena de Basquete de Londres pode ser transferida para o Rio


Vice-primeiro-ministro inglês amplia projeto sócio-esportivo em favelas cariocas

Por Claudio Nogueira

RIO - Dentro do espírito de cooperação entre o Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012 (Locog) e a organização das Olimpíadas do Rio, em 2016, a instalação provisória da Arena de Basquete de Londres, que é desmontável, poderá ser toda transferida para o Rio. A informação foi confirmada hoje cedo pelo vice-primeiro ministro do Reino Unido, Nick Clegg, que está na cidade por ocasião da Conferência Rio + 20.
Na manhã desta quinta-feira, Clegg visitou as obras do Maracanã e o Maracanãzinho, onde anunciou a extensão às favelas comunidades do Falé, Fogueteiro e São Carlos do Programa Premier Skills, uma parceria entre a Premier League e o British Council com o governo do Estado do Rio e a Polícia Militar. Pelo projeto, o futebol é usado como um meio de aproximação entre a Polícia e os jovens de comunidades pacificadas. No Maracanã, Clegg foi recepcionado pelo ex-capitão da seleção tricampeã mundial em 1970, Carlos Alberto Torres, e pela secretária estadual de Esportes, Márcia Lins.
Clegg esclareceu que a possível transferência da arena do basquete — que em Londres vai servir também ao handebol — depende ainda de negociações.
— As discussões vão envolver as empresas envolvidas (na construção dessa instalação), e não o governo diretamente. Mas ontem conversei com o vice-presidente da República, Michel Temer, a respeito da cooperação entre os Jogos de Londres- 2012 e os do Rio, em 2016 — afirmou Clegg.
Também sobre essa possível transferência de instalação, a secretária Márcia Lins lembrou que a ideia surgiu quando das primeiras visitas do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes à capital inglesa.
— Tem sido discutido se a Arena de Basquete poderia ser usada no Brasil. Se isso for possível, ela pode ser transferida para cá, para ser usada no basquete ou noutra modalidade. Mas a caa edição dos Jogos as exigências são aprimoradas. A arena tem capacidade para 15 mil pessoas, mas em 2016 a Fiba (Federação Internacional de Basquete) deve exigir 22 mil lugares. No momento, o prefeito está cuidando da licitação do Parque Olímpico e logo vai começar a detalhas as instalações definitivas e as provisórias. Issoainda vai depender da conversa entre o Locog, o Comitê do Rio e o prefeito, mas seria um pedaço dos Jogos de Londres aqui — disse a secretária.
O futuro Parque Olímpico carioca ficará onde hoje se situa o Autódromo de Jacarepaguá. Como ainda seriam necessárias muitas obras neste complexo, a estrutura da arena, uma vez desmontada, não viria para o Rio logo depois das Olimpíadas e Paralimpíadas deste ano, mas suas partes poderiam ser transferidas para o evento carioca mais próximo de 2016.
O vice-primeiro-ministro britânico chegou ao Maracanã por volta das 10h. Passou pela gaeria onde estão expostas as marcas dos pés de vários craques, como Pelé, Romário e Carlos Alberto Torres, cuja placa o homenageia pelo apelido Capita. Carlos Alberto e Márcia Lins presentearam o ministro com uma camisa da seleção brasileira com seu nome às costas, enquanto o político britânico ofertou ao futuro Museu do Maracanã a camisa da seleção de futebol da Grã-Bretanha, que vai unir Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para disputar o tornei olímpico de futebol este ano, fato raríssimo na história esportiva britânica.
— É um grande prazer encontrar uma lenda, como Carlos Alberto, e ele me disse que nós vamos ganhar da Itália (domingo, pelas quartas de final da Eurocopa), e então, é oficial: Vamos ganhar! — disse, sorrindo, o ministro, que jogou rúgbi na Praia de Copacabana hoje cedo. — Nós e vocês estamos trabalhando juntos (Londres-2012 e Rio-2016), e vocês vão trabalhar firme para também fazerem Jogos brilhantes.
Homenageado com uma exposição de fotos no hall onde estão os pés de tantos craques, Carlos Alberto Torres contou que o ministro foi simpático e se mostrou interessado em saber mais sobre o futebol brasileiro.
— Eu fiquei de enviar para ele uma camisa que usei na Copa de 1970 — prometeu o Capitão.
Com os operários trabalhando, a secretária Márcia Lins reafirmou que o Maracanã será reaberto a 28 de fevereiro de 2013, e já sob o novo regime de concessão. A licitação para que o estádio seja entregue à administraçã privada deverá ser publicada nas próximas semanas.
— Quando for entregue, em fevereiro, o Maracanã já estará concessionado — garantiu ela, que antes das Olimpíadas irá ao tradicional Concurso Hípico de Aachen. na Alemanha, e a uma reunião do Comitê Diretor da ATP. — Já está confirmado que o ATP 500 será no Rio, apesar de 2013, e nós queremos conversar com a ATP sobre a ideia de realizar no Maracanãzinho, a partir de 2014, da Copa do Mundo (que encerra a temporada de tênis).
Também na viagem a Londres para as Olimpíadas, Márcia e outras autoridades irão visitar museus esportivos na Inglaterra, principalmente o novo National Football Museum, que vai ser aberto no dia 6 de julho, em Manchester.
— Será um aprendizado porque o Maracanã tem a necessidade de guardar a sua história. Hoje, já há mais de mil ítens guardados, e até mesmo a história da atual reforma tem de ser preservada. O futuro museu estará dentro da concessão do estádio, em um momento pós-Copa de 2014 — esclareceu a secretária.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/provisoria-arena-de-basquete-de-londres-pode-ser-transferida-para-rio-5276356#ixzz1yWuCD4Qf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário