Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cinco sedes da Copa podem ter superoferta na rede hoteleira em 2015


Cinco sedes da Copa podem ter superoferta na rede hoteleira em 2015

Ao menos cinco cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 estão construindo tantos empreendimentos no setor de hotelaria que a projeção de ocupação dos leitos em 2015, um ano após o megaevento, indica superoferta, isto é, muito hotel para pouca demanda.

A conclusão é do estudo Placar da Hotelaria 2015, elaborado pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e pela consultoria Hotel Invest, e divulgado nesta segunda-feira (18).

O estudo, que tem como objetivo monitorar a evolução dos mercados hoteleiros e evitar o crescimento excessivo de oferta nestes polos, constatou que Belo Horizonte e Cuiabá têm as piores situações. Nestas duas cidades, os hotéis podem apresentar taxa de ocupação inferiores a 50% em 2015.

Em outras sedes do Mundial, como Manaus, Salvador e a capital Brasília, esta marca não deverá chegar a 60%, o que ainda assim indica risco alto de superoferta.

Por outro lado, as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não têm com o que se preocupar: a taxa de ocupação dos leitos será superior à 70%, segundo o estudo. Em Curitiba, Fortaleza, Recife e Porto Alegre os "hotéis elefantes brancos" também não serão temores. 

Ao "Valor Econômico", a diretora-executiva do FOHB, Ana Maria Biselli Aidar, viu o levantamento com bons olhos. "O cenário, de uma forma geral, é mais positivo do que negativo. Os mercados estão com boa recuperação de demanda, mas eles estão atrelados à atividade econômica. Se o crescimento econômico se alterar nos próximos anos, vamos ter uma alteração desse cenário", diz.

A estimativa confirma projeção divulgada no Portal 2014 em agosto de 2011, quando em evento realizado com participação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Secovi-SP, já se alertava para o risco de superoferta em Belo Horizonte, Salvador e Cuiabá.

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10144/CINCO+SEDES+DA+COPA+PODEM+TER+SUPEROFERTA+NA+REDE+HOTELEIRA+EM+2015.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário