Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Presidente da Assembleia Geral da ONU faz apelo por trégua olímpica


Abdulaziz Nasser disse que os Jogos de Londres reunirão desportistas como forma de promover a paz

O presidente da Assembleia Geral da ONU, o catariano Abdulaziz al Nasser, fez hoje um apelo a todos os países para que se observe a tradicional trégua durante os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

"Faço um solene apelo a todos os Estados-membros para que demonstrem seu compromisso com a trégua olímpica durante os Jogos Olímpicos e paralímpicos de Londres 2012", disse o presidente desse órgão da ONU.

Nasser também pediu aos países que "adotem medidas concretas nos planos local, nacional, regional e mundial para promover e fortalecer uma cultura de paz e harmonia baseada no espírito da trégua olímpica".

A declaração de trégua olímpica é uma tradição que remonta à Grécia antiga, quando se pedia a deposição de armas enquanto as chamas da tocha olímpica estivessem brilhando.

A Assembleia Geral da ONU aprovou pela primeira vez em outubro de 1993 uma resolução nesse sentido a pedido do Egito e da União Africana (UA) e desde 1994 sempre foi solicitada pelo país que organiza os Jogos Olímpicos.

Sua duração é de dois anos e afeta tanto os Jogos Olímpicos de verão como os de inverno.

Nessa resolução se pediu aos Estados-membros para que observassem a trégua olímpica desde o sétimo dia antes da inauguração de cada Olimpíada até o sétimo dia após seu encerramento.

O presidente da Assembleia Geral exortou também a que "todas as partes beligerantes nos conflitos armados que existem atualmente no mundo tenham a audácia de acertar autênticos cessar-fogo mútuos enquanto durar a trégua olímpica e se crie assim a oportunidade de resolver as controvérsias pacificamente".

Esse apelo foi reiterado na Declaração do Milênio e se incorporou ao documento final da Cúpula Mundial de setembro de 2005, na qual nossos líderes os Chefes de Estado e de governo destacaram que o esporte podia promover a paz e o desenvolvimento.

Nasser reiterou que os Jogos de Londres reunirão desportistas de todo o mundo no maior acontecimento esportivo internacional como forma de promover a paz, a compreensão mútua e a boa vontade entre as nações e os povos.

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10232/PRESIDENTE+DA+ASSEMBLEIA+GERAL+DA+ONU+FAZ+APELO+POR+TREGUA+OLIMPICA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário