Abdulaziz Nasser disse que os Jogos de Londres reunirão desportistas como forma de promover a paz
O presidente da Assembleia Geral da ONU, o catariano Abdulaziz al Nasser, fez hoje um apelo a todos os países para que se observe a tradicional trégua durante os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.
"Faço um solene apelo a todos os Estados-membros para que demonstrem seu compromisso com a trégua olímpica durante os Jogos Olímpicos e paralímpicos de Londres 2012", disse o presidente desse órgão da ONU.
Nasser também pediu aos países que "adotem medidas concretas nos planos local, nacional, regional e mundial para promover e fortalecer uma cultura de paz e harmonia baseada no espírito da trégua olímpica".
A declaração de trégua olímpica é uma tradição que remonta à Grécia antiga, quando se pedia a deposição de armas enquanto as chamas da tocha olímpica estivessem brilhando.
A Assembleia Geral da ONU aprovou pela primeira vez em outubro de 1993 uma resolução nesse sentido a pedido do Egito e da União Africana (UA) e desde 1994 sempre foi solicitada pelo país que organiza os Jogos Olímpicos.
Sua duração é de dois anos e afeta tanto os Jogos Olímpicos de verão como os de inverno.
Nessa resolução se pediu aos Estados-membros para que observassem a trégua olímpica desde o sétimo dia antes da inauguração de cada Olimpíada até o sétimo dia após seu encerramento.
O presidente da Assembleia Geral exortou também a que "todas as partes beligerantes nos conflitos armados que existem atualmente no mundo tenham a audácia de acertar autênticos cessar-fogo mútuos enquanto durar a trégua olímpica e se crie assim a oportunidade de resolver as controvérsias pacificamente".
Esse apelo foi reiterado na Declaração do Milênio e se incorporou ao documento final da Cúpula Mundial de setembro de 2005, na qual nossos líderes os Chefes de Estado e de governo destacaram que o esporte podia promover a paz e o desenvolvimento.
Nasser reiterou que os Jogos de Londres reunirão desportistas de todo o mundo no maior acontecimento esportivo internacional como forma de promover a paz, a compreensão mútua e a boa vontade entre as nações e os povos.
Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10232/PRESIDENTE+DA+ASSEMBLEIA+GERAL+DA+ONU+FAZ+APELO+POR+TREGUA+OLIMPICA.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário