Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

"Brasil não pode perder um minuto sequer", diz Valcke


Em artigo no site da Fifa, secretário elogia obras para Copa das Confederações e pede mais agilidade

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, esteve esta semana no Brasil e gostou do que viu. Após visitas em Recife, Natal e Brasília, o dirigente francês foi só elogios ao andamento das obras nos estádios brasileiros faltando apenas um ano para a Copa das Confederações. 

Até a Arena das Dunas, que mesmo fora do evento-teste em 2013 já deixou os cabelos da Fifa em pé, não preocupa mais o Comitê Organizador da Copa.

Em artigo publicado nesta sexta-feira (29) no site da entidade, Valcke seguiu exaltando a preparação brasileira para os megaeventos, mas sem antes fazer um apelo: "Organizar um Mundial (...) é uma enorme responsabilidade. Ainda resta muito trabalho pela frente e não podemos perder um minuto sequer".

Valcke anunciou que estará de volta ao Brasil no fim de agosto para visitar outras cidades-sede e lembrou que a Copa das Confederações é um "prelúdio do grande espetáculo que acontecerá entre junho e julho de 2014". O secretário não revelou quais sedes serão vistoriadas. 

Leia, na íntegra, o artigo de Jerome Valcke:

Prezados amigos do futebol,

Daqui a um ano, no dia 30 de junho de 2013, estaremos na final da Copa das Confederações da Fifa no emblemático Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Isso marcará o fim de uma etapa muito importante para todos nós – no Brasil e na Fifa – no caminho rumo à Copa do Mundo da Fifa 2014. A visita de três dias que acabo de fazer ao país foi ótima para ver de perto que os preparativos para a festa dos campeões do ano que vem e para o Mundial, 12 meses depois, estão a toda velocidade e que os estádios vão tomando forma. E que formas.

O Estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília, em particular, será uma verdadeira pedra preciosa. Já é possível ver e sentir isso agora. É realmente um estádio que merece representar a capital brasileira. Além disso, será um modelo de construção sustentável não apenas para o país, mas para todo o mundo. No entanto, as arenas do Recife e de Natal também serão uma maravilha à parte.

Acompanhados por meus amigos Ronaldo e Bebeto, ambos integrantes do Conselho de Administração do COL, e de Romero Britto, nosso embaixador para a Copa do Mundo da Fifa, pudemos sentir a fantástica animação e a paixão do povo brasileiro – principalmente dos milhares de trabalhadores da construção civil – a cada minuto de nossa viagem a Recife, Natal e Brasília.

É por isso também que recompensaremos as pessoas envolvidas nas obras dos 12 estádios com ingressos para os jogos. Tijolo a tijolo, eles estão se esforçando para que as arenas estejam prontas a tempo e, portanto, são fundamentais para que a Copa do Mundo da Fifa retorne a essas terras depois de mais de 60 anos.

Não resta dúvida de que organizar um Mundial, que é o maior evento mundial dedicado a um único esporte, é uma enorme responsabilidade. Ele exige muita energia, entusiasmo, dedicação e horas de planejamento minucioso. Nesta semana, vimos o esforço e o trabalho duro que o país anfitrião vem aplicando.

É claro que ainda resta muito trabalho pela frente e não podemos perder um minuto sequer. Mas, com todas as garantias e os compromissos das autoridades políticas, tenho certeza de que, juntos, faremos da Copa do Mundo da Fifa um verdadeiro sucesso. Também foi ótimo observar nesta visita, pela primeira vez, que o torneio é visto como um catalisador de transformações positivas nas cidades-sede e seus estados.

Nós – e, com isso, quero dizer a Fifa, o COL, o governo federal e as cidades-sede e seus estados – devemos continuar no mesmo ritmo das últimas semanas para que possamos oferecer as melhores condições possíveis não apenas às seleções e aos dirigentes, mas principalmente à torcida. Junte evento.

Nos recém-formados grupos de trabalhos para aeroportos, alojamento e transporte, todos os esforços estarão voltados para a simulação de situações que ocorrem nos dias que precedem os jogos e nos próprios dias de partidas. Isso será feito em cada cidade para que se encontrem as melhores soluções. É sem dúvida desafiador, dados o tamanho do país e o ambicioso calendário de jogos.

A Copa das Confederações da Fifa será um prelúdio do grande espetáculo que acontecerá entre junho e julho de 2014, quando estarão à mostra a beleza, a vibração, a cultura e a índole do povo brasileiro. Estou ansioso por minha próxima viagem no fim de agosto, quando conhecerei outras cidades-sede.

Até logo,

Jérôme Valcke

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10225/BRASIL+NAO+PODE+PERDER+UM+MINUTO+SEQUER+DIZ+VALCKE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário