Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Organizadores dos Jogos Olímpicos correm contra o tempo em Londres


Venda de ingressos do futebol continua sendo o maior motivo de apreensão

Por Jorge Luiz Rodrigues

LONDRES — Atrasos na montagem de infraestruturas temporárias e 20% dos ingressos por vender são as preocupações dos organizadores dos Jogos Olímpicos, a menos de um mês para o pontapé inicial. Paul Deighton, diretor-executivo do Comitê Organizador (LOCOG, da sigla em inglês), culpou a chuva e o mau tempo pelo amontoado de entulho e montagens por fazer dentro e fora do Parque Olímpico. O dirigente insistiu que os focos são nos ajustes até a cerimônia de abertura de 27 de julho e na venda de ingressos. O futebol tem sido a dor de cabeça do diretor-executivo, que admitiu ontem aumentar a distribuição do programa de ingressos nas escolas para que estádios não fiquem vazios.
— Falta vender ainda algo em torno de 500 mil ingressos de outros esportes e cerca de um milhão somente do futebol. Isso dá 1,5 milhão de tíquetes ou 20% dos ingressos totais das Olimpíadas (8,8 milhões de bilhetes). Temos um bom programa de distribuição nas escolas, mas ainda estamos trabalhando para que haja mais apoio do torcedor de futebol — admitiu Deighton.
Foram colocados à venda cerca de 2,4 milhões de ingressos para o futebol, dos 8,8 milhões de bilhetes dos Jogos. Somando com os das Paralimpíadas, há 11 milhões de tíquetes, sendo que resta vender algo como um milhão para os Jogos Paralímpicos (de 29 de agosto a 9 de setembro).
— Não estamos atrasados por construção de estádios ou entrega de locais de competições. Estamos cortando a grama, colocando as flores. Ajustes normais.
Deighton sabe também que a beleza de nada adiantará sem ginásios e estádios lotados para assisti-la. A preocupação de momento é a abertura do futebol olímpico, com uma rodada dupla, entre Grã-Bretanha x Nova Zelândia e Brasil x Camarões, no Millenium Stadium, em Cardiff (País de Gales), no dia 25 de julho, antevéspera da cerimônia de abertura de Londres. O estádio tem capacidade para quase 80 mil torcedores, mas nem 35 mil ingressos estão vendidos.
— Os estádios são grandes demais. Isso dificulta. Mas estamos trabalhando para motivar o torcedor de que a vantagem de jogar em casa faz diferença. Também podemos distribuir ingressos nas escolas e comunidades, pois o objetivo desses Jogos é inspirar novas gerações através deste fantástico evento.
O secretário de Estado para Cultura, Olimpíadas, Mídia e Esportes, Jeremy Hunt, também garantiu que a estreia da seleção britânica feminina de futebol não será com o Millenium Stadium vazio.
— Há ingressos disponíveis para o futebol, talvez, pelo preço, mas teremos uma atmosfera perfeita para os Jogos. Hoje, é um dia marcante, nem choveu — desconversou Hunt. — Teremos bons, grandes e seguros Jogos Olímpicos.
Além do futebol, nos outros esportes ainda há ingressos para o vôlei, boxe, levantamento de peso e basquete, embora a maioria seja para fases preliminares e com preços mais caros. A grande maioria desses bilhetes, no entanto, é para os torneios masculino e feminino de futebol.
O prefeito Boris Johnson também minimizou o tema dos ingressos, além dos atrasos, como por exemplo, na montagem das arquibancadas na emblemática Horse Guards Parade, que receberá o vôlei de praia.
Metrô e ônibus: problemas
Nesta segunda, houve a entrega e o início de funcionamento do primeiro local-chave dos Jogos, o Centro Principal de Imprensa, dentro do Parque Olímpico. Com 31 mil metros quadrados, o MPC (da sigla em inglês) tem quatro andares e será a casa principal dos 5.600 jornalistas que cobrirão o evento.
No mesmo dia, houve problemas nos sistemas de ônibus e metrô de Londres. Motoristas protestaram nas portas de garagens pelo não pagamento de um bônus de 500 libras (R$ 1,6 mil) livres de impostos pelo trabalho extra durante os Jogos Olímpicos.
As manifestações provocaram atrasos em algumas linhas e reclamações dos passageiros. Por volta das 17h (13h de Brasília), a linha vermelha do metrô, que liga o Centro de Londres ao Parque Olímpico de Stratford, teve o serviço suspenso por quase uma hora por causa da quebra de um trem.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/organizadores-dos-jogos-olimpicos-correm-contra-tempo-em-londres-5339232#ixzz1z8Jqh2TU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário