Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo diz que 80% das obras ficarão prontas até 2014 e anima Fifa


Jérôme Valcke se mostra satisfeito com documento, mas volta a admitir uso de aeroportos militares durante o Mundial no Brasil

Por Felipe Costa e Marcelo Baltar

Após três dias viajando pelo Brasil, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltará otimista à Europa. Com frases confiantes e elogios a Natal, Recife e Brasília – cidades-sedes visitadas nesta semana -, o dirigente francês ressaltou em diversas oportunidades que a organização do Mundial está trilhando o caminho certo.
No entanto, durante a coletiva de imprensa que encerrou oficialmente a passagem de Valcke pelo país nesta quinta-feira, em Brasília, o dirigente revelou, com um tom de satisfação, que um relatório apresentado pelo governo brasileiro aponta que 80% das obras de infraestrutura previstas para 2014 estarão prontas antes da Copa do Mundo de 2014.
- O Luis Fernandes (secretário executivo do ministério do Esporte) nos apresentou hoje (quinta) um relatório muito interessante, que aponta que 80% das obras de infraestrutura, transportes, hospedagem e segurança serão entregues a tempo para a Copa do Mundo. Estamos trabalhando com mais afinco nos últimos meses – celebrou Valcke.
Também nesta quinta, em Brasília, governo brasileiro e Fifa voltaram a admitir a possibilidade do uso de aeroportos militares durante a Copa do Mundo de 2014. Valcke elogiou os projetos dos aeroportos, mas não descartou o uso das bases das Forças Armadas como suportes durante a competição.
- Podemos usar aeroportos militares, quando necessários. No entanto, o Luis Fernandes (secretário executivo do ministério do Esporte) nos fez uma apresentação, nesta manhã, detalhando todos os projetos dos aeroportos, desde pistas, torres de controles. Mas é evidente que sabemos que há muitas coisas a ser feita até o final de 2013 em relação a aeroportos Temos informações de que daqui até o final de 2013, ainda a muito em termos de aeroporto.
O tom satisfatório em relação às obras para o Mundial não foi o mesmo em ralação à Lei Geral da Copa, já sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Principal polêmica do projeto, a liberação da venda de cerveja nos estádios terá que ser discutida pela Fifa com cada cidade-sede.
- A Lei Geral contém coisas que não correspondem exatamente às nossas expectativas, mas pelos menos sabemos o que devemos fazer. O trabalho passa para o nível estadual e municipal, temos que discutir várias coisas, como a venda de cerveja
Valcke retorna ao Brasil no próximo dia 30 de agosto para mais uma reunião com o COL e o governo federal. Nessa ocasião, ele deve conhecer mais três obras de estádios para 2014.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/06/governo-diz-que-80-das-obras-ficarao-prontas-ate-2014-e-anima-fifa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário