Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O foco do esporte no consumidor


Por Erich Beting

O fio virou, definitivamente, dentro do investimento em esporte no Brasil. Depois de muito tempo preocupados com a exposição de marca e/ou negociação de patrocínios, as entidades esportivas e as empresas que aportam verba no esporte começaram a perceber que o foco do investimento em esporte é o consumidor.

Na última quarta-feira, em São Paulo, a agência Futebol Tour organizou uma espécie de “balada oficial” para o torcedor palmeirense. Um restaurante ambientado para quem quisesse acompanhar a partida contra o Grêmio foi o mote da ação, que já havia sido feita para torcedores de outras equipes.

A ação mostra o caminho que deve ser percorrido pelo esporte no futuro. Ou melhor. No presente.

Não adianta mais achar que apenas o patrocinador vai pagar a conta, assim como o patrocinador não pode achar que apenas a exposição de marca vai servir para justificar o investimento no esporte.

Num mundo em que a mídia começa a ficar cada vez mais fragmentada e segmentada por interesses pessoais, o conteúdo esportivo é a chave para comunicar-se com diferentes tipos de público e num nível elevado de relação da marca com o consumidor. Por isso mesmo, o esporte tem de parar de olhar para si e entender quem é o seu consumidor.

O foco não é em quem coloca dinheiro, mas em quem alimenta a paixão. Naturalmente é ele quem trará dinheiro para o clube, o atleta e até para a empresa que decidir investir no patrocínio.

Apesar de esse conceito ser amplamento difundido em outros mercados, só agora começa a pegar no Brasil. O motivo? Só agora começamos a ter uma mudança mais significativa no hábito de consumo e investimento na mídia. A TV aberta começa a perder espaço dentre as plataformas de consumo. E, assim, as empresas precisam ser mais criativas para encontrar seu consumidor.

Em alguns anos, o valor pago para anunciar durante 30 segundos no Jornal Nacional vai ser menor do que aquele para inserir uma publicidade dentro da transmissão esportiva. A realidade, porém, ainda está distante.

Fonte: http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/06/14/o-foco-do-esporte-no-consumidor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário