Por Eduardo Bresciani
BRASÍLIA - Além do planejamento deficiente, o monitoramento em tempo real das obras da Copa do Mundo prometido pelo governo federal está longe da realidade. O Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União (CGU) - www.portaldatransparencia.gov.br/copa2014 - tem números defasados. O órgão afirma que os dados são publicados assim que recebidos dos órgãos executores, especialmente estados e municípios, que seriam os culpados por eventual desatualização.
Estádios concluídos, como Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte, aparecem no Portal da Transparência como tendo a execução financeira próxima a 50%. Os estádios privados, como o do Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, não teriam ainda nem saído do papel.
Para obter um parâmetro mais realista do andamento das obras, o governo federal instituiu um grupo interministerial coordenado pela pasta do Esporte. Este órgão, responsável pela atualização da matriz, organiza também um levantamento chamado de balanço da Copa. O último foi divulgado em dezembro e o governo preferiu dar destaque ao fato de as obras estarem em andamento em vez de dados sobre os investimentos já realizados nas obras de infraestrutura.
O balanço é divulgado em um outro portal, alimentado pelo Ministério do Esporte, o Portal da Copa (www.copa2014.gov.br). Os dados de cada sede, porém, nem sempre trazem os mesmos parâmetros. Em alguns casos há dados detalhados sobre o ritmo da obra com a execução prevista para a data e a efetivamente realizada, mas, em outras sedes, essa informação não está disponível.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,monitoramento-em-tempo-real-das-obras-da-copa-tem-numeros-defasados,983612,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário