por Lucas Borges, da redação do ESPN.com.br
Do ponto de vista do marketing, a parceria entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho desde o início deu indícios de fracasso. É o que afirma o especialista em marketing esportivo José Carlos Brunoro, diretor executivo do Audax e dirigente do Palmeiras na década de 1990, durante a 'Era Parmalat.'
Disposto a pagar o milionário salário da estrela do futebol mundial promovendo a imagem do jogador e do clube, o Flamengo e a Traffic, empresa parceira no pagamento de R$ 1 milhão mensais até o ano passado, não conseguiram sequer um patrocinador para a parte central da camisa durante os 17 meses em que Ronaldinho esteve na Gávea. Para Brunoro, o Flamengo nunca teve um projeto para o camisa 10.
"Valeu a pena pela divulgação do nome do clube. Mas houve um erro de planejamento em relação à contratação. A coisa foi improvisada. Não fizeram um projeto primeiro: entraram em um leilão financeiro com Grêmio e Palmeiras para contratá-lo - no início de 2011 -, e não deu tempo de pensar se havia um projeto para contratar um jogador desse", analisa.
Segundo o especialista, a personalidade de Ronaldinho não facilitou a tarefa. Diferentemente de jogadores que se expõe mais publicamente, como Ronaldo ou Neymar, o gaúcho depende do seu desempenho dentro de campo para se promover. E o desempenho não foi o esperado. Ele disputou 70 partidas pelo time rubro-negro, fez 28 gols, deu 19 assistências e conseguiu um título, o de campeão carioca de 2011.
Ronaldinho e Flamengo encerram a relação de pouco mais de um ano desgastados. Mas quem tem mais a perder, na opinião de Brunoro, é o time carioca. O meio campista não deve sofrer com falta de propostas de emprego nos próximos dias, enquanto o Flamengo corre o risco de jogar no lixo a valiosa imagem de um clube que é o mais popular do Brasil.
"O Brasil é muito estranho. Eu acho que muitos clubes vão querer o Ronaldinho. Se em um clube como o Flamengo não rolou nenhum projeto de marketing...Mas os clubes brasileiros pensam: 'Vamos contratar que aqui ele vai jogar'. Já o Flamengo precisa se rever. A marca Flamengo está ficando problemática. São jogadores-problema, ações-problema. O Flamengo tem que fazer um reestudo. É uma potência maravilhosa."
Fonte: http://espn.estadao.com.br/futebolnacional/noticia/260108_ESPECIALISTA+EM+MARKETING+DIZ+QUE+CLUBE+E+RONALDINHO+FALHARAM+E+ALERTA+PARA+DEGRADACAO+DA+MARCA+FLAMENGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário