Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Martha Rocha afirma que prisão de torcedores após briga foi marco na história da segurança em estádios


Chefe da Polícia Civil se reuniu nesta quarta-feira com líderes das organizadas e anunciou seminário para explicar limites de tolerância em casos de violência

Por Gustavo Goulart

RIO - A chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, se reuniu na manhã desta quarta-feira com representantes das torcidas organizadas do Rio. Ela afirmou que a prisão em flagrante dos 21 torcedores do Fluminense acusados de envolvimento na agressão e roubo de dois vascaínos no último sábado foi um marco na história da segurança nos estádios de futebol, e ainda chamou os envolvidos de "baderneiros".
A delegada anunciou ainda que foi marcado para 11 de setembro um seminário com integrantes das torcidas, no qual a polícia vai explicar o que não será tolerado em casos de violência - nos estádios e fora deles - e que vai aplicar a lei com rigor.
- Chega de impunidade! O que a delegada da 24ª DP (Piedade), Cristiane Carvalho, fez ao prender esses torcedores foi uma virada de página. Um marco que vai nortear a partir de agora o trabalho da polícia - disse Martha Rocha.

Na terça-feira, diante da frequência e da gravidade de crimes praticados por torcidas organizadas, a Justiça decidiu também agir para fechar o cerco aos “bandidos travestidos de torcedores”, nas palavras do presidente do Tribunal de Justiça, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. Ele se reunirá com os presidentes dos maiores clubes cariocas (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense) e da Federação de Futebol do Estado do Rio para discutir formas de reduzir a violência nos estádios.

Jovem do Flamengo e Força Jovem do Vasco estão banidas por seis meses
A bola da vez do Ministério Público estadual é a Young Flu. Após a Torcida Jovem do Flamengo e a Força Jovem do Vasco serem banidas dos estádios por seis meses, o MP aguarda apenas receber a representação do Grupamento Especial de Policiamento dos Estádios (Gepe) para instaurar um inquérito sobre as agressões cometidas por membros da organizada. Na terça-feira, a Young Flu anunciou que expulsou os cinco membros da organizada que estão entre os detidos, e divulgou sua página da rede social Facebook um comunicado informando que repassou ao Gepe a relação dos representantes de sub-sedes da torcida, conforme solicitação do MP. Além disso, a nota afirma que a diretoria pretende apurar o caso junto às autoridades para tomar as medidas cabíveis.

Na terça-feira o Ministério Público estadual anunciou que a Torcida Jovem do Flamengo está banida dos estádios brasileiros por seis meses, por causa da morte do vascaíno Diego Martins Leal, no domingo retrasado. A 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte assinou um compromisso de ajustamento de conduta com a Torcida Jovem do Flamengo, semelhante ao que foi firmado, na semana passada, com a Força Jovem do Vasco, em decorrência do assassinato do flamenguista Bruno de Santa Ana Saturnino, em maio. A punição será válida durante os jogos do returno do Campeonato Brasileiro e do início da Taça Guanabara, em 2013.

A decisão proíbe o uso de faixas, bandeiras, instrumentos musicais e camisas da agremiação durante as partidas. O descumprimento do acordo implicará multa de R$ 5 mil, além de novas suspensões. A medida, no entanto, não impede a entrada de integrantes das torcidas nos estádios. Para isso, explica o promotor Pedro Rubim Borges Fortes, seria necessário que o Ministério do Esporte levasse adiante o compromisso de cadastrar os integrantes de torcidas, investir na identificação biométrica dos frequentadores e instalar roletas eletrônicas nos principais estádios, dentro do programa Torcida Legal, que ainda não chegou ao Rio.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/martha-rocha-afirma-que-prisao-de-torcedores-apos-briga-foi-marco-na-historia-da-seguranca-em-estadios-5931831#ixzz24y0CBFAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário