Por Alessandro Sassaroli
Promovido pelo projeto Abril Em Londres, o 2º Fórum Arena de Marketing Esportivo reuniu profissionais que analisaram as ações de marketing nos Jogos Olímpicos de Londres e identificaram grande potencial em nosso mercado
Segundo a avaliação do professor de marketing da ESPM Stephan Younes, as Paralimpíadas — longe de ser um “patinho feio” no calendário de eventos esportivos, sob o ponto de vista da opinião pública — têm grande potencial para associação de marca. “A concorrência entre as marcas é muito menor e, ao contrário do que se supõe, é um evento que tem grande apelo junto ao público, com estádios sempre cheios”, afirmou Younes, que participou no dia 27 do 2º Fórum Arena de Marketing Esportivo — evento promovido pela Abril Mídia em parceria com a ESPM que reuniu cerca de 200 profissionais de diversas áreas relacionadas ao marketing esportivo.
Na análise de Younes, que participou do debate Londres 2012, Marketing em Foco, a competição entre atletas paraolímpicos cria um contexto ideal para ações de marketing, pois “potencializa a mensagem de superação e força de vontade associadas aos Jogos”.
Também presente neste debate, o diretor de marketing do Núcleo Motor Esporte, Tiago Afonso, ressaltou que cases envolvendo megaeventos esportivos são desenvolvidos por grandes cotistas que, além de já terem alguma experiência em ações utilizando esta plataforma, estão dispostos a investir grandes somas. “Se você investe centenas de milhões de dólares para patrocinar uma Olimpíada, por exemplo, você tem que estar disposto a investir o dobro ou o triplo disso em formas de potencializar esse patrocínio”, explica.
Já o segundo debate da noite refletiu sobre o mercado de marketing esportivo e as oportunidades profissionais que surgem com a organização destes grandes eventos. Os debatedores foram unânimes em constatar que este é um mercado fechado — vagas de emprego não costumam ser anunciadas pelos canais tradicionais. “O networking é uma habilidade essencial para quem quiser ingressar na área”, alerta Luiz Mello, Head da Icon para o Brasil — a Icon foi a empresa responsável pelo marketing de rua em Londres/2012. Contatos preciosos podem ser feitos em fóruns ou provas esportivas, como maratonas, que contam com a participação de muitos voluntários na organização.
Entretanto, Mello acredita que o marketing esportivo no Brasil vive um momento especial. “Com a chegada dos eventos esportivos no Brasil, já é possível ver o surgimento de uma indústria esportiva nova”, disse. “Fatores externos como prestadores de serviços especializados e oportunidades de patrocínio levam a área a um grau maior de profissionalização.”
Os debates foram mediados pelo diretor dos núcleos Motor, Esporte e Turismo, Sérgio Xavier. Também participaram dos debates o proprietário do portal Máquina do Esporte, Erich Beting; o redator-chefe da Você S/A, José Eduardo Costa; e o sócio na Brunoro Sport Business, Rodrigo Ubarana.
Fonte: http://placar.abril.com.br/blogs/sportjob/2012/10/02/debate-aponta-oportunidades-em-marketing-esportivo-criadas-com-grandes-eventos/
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