Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

São Januário será reformado para as Olimpíadas de 2016


Estádio do Vasco, que receberá jogos de rúgbi, terá capacidade ampliada para 43 mil lugares

RIO - O estádio de São Januário, que será palco das partidas de rúgbi nas Olimpíadas de 2016, será reformado e terá sua capacidade ampliada dos atuais 25 mil para 43 mil lugares. Mas para não sair do programa dos Jogos, o Vasco tem até quarta-feira para entregar ao Comitê Organizador do Rio-2016 o projeto da reforma. Cumpridas as exigências formais, o clube ficará então aguardando o sinal verde para começar a planejar a revitalização do estádio, construído em 1927.
Quando aceitou fazer parte do programa olímpico, o Vasco imaginava apenas adaptar São Januário para recebe jogos de rugby-7, uma versão do esporte com menos jogadores em cada time, mas os dirigentes decidiram agora ampliar sua arena. A previsão é de que as obras comecem apenas depois de julho de 2013, quando o Maracanã já estará disponível novamente para os clubes cariocas, de modo que o Vasco possa utilizá-lo enquanto São Januário estiver fechado. A previsão é de que o novo estádio vascaíno esteja pronto no fim de 2015 ou no início de 2016.
- Nós já queríamos melhorar nosso estádio há algum tempo, e as Olimpíadas nos deram uma grande oportunidade de finalmente fazer isso. Teremos uma arena pronta para o torneio de rúgbi nos Jogos de 2016, e depois disso o time terá um estádio completamente novo - afirmou o diretor executivo do Vasco, Luiz Gomes, que esteve em Londres durante as Olimpíadas deste ano para conhecer alguns locais de competição, incluindo Twickenham, o palco do rúgbi nos Jogos.
A modernização de São Januário não vai atropelar a tradição. A fachada histórica do estádio será preservada na reforma.
- É um estádio antigo, portanto faz mais sentido reconstruir quase tudo do zero do que renová-lo. A única coisa que será mantida será a fachada - afirmou Luiz Gomes.
O custo da remodelação de São Januário não foi divulgado, mas segundo o dirigente, o Vasco arcará com aproximadamente 60% do valor total, sendo o restante bancado por investidores e patrocinadores. O prefeito Eduardo Paes, que é torcedor do Vasco, já prometeu investir em obras de infraestrutura no entorno do estádio, no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio, incluindo melhorias nos acessos e mais opções de transportes públicos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/sao-januario-sera-reformado-para-as-olimpiadas-de-2016-6539898#ixzz2ASGjhr2J 

Nenhum comentário:

Postar um comentário