Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Clubes de futebol não poderão participar da licitação do Maracanã


Governo do Rio quer evitar "acordos de exclusividade"; estádio não deverá ser reformado para 2016

O governo do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (22), informações preliminares a respeito da licitação do Maracanã, que será cedido à iniciativa privada após a Copa das Confederações de 2013. 

Os clubes de futebol, no entanto, já sabem que não poderão participar da concorrência. 

"Não faz sentido que o Maracanã seja um estádio de um clube de futebol, do A ou do B. Por sua importância, o estádio deve ser acessível para jogos de qualquer clube do Rio, de fora do Rio ou da seleção brasileira. O concessionário pode negociar um acordo com os clubes. O que não pode acontecer é um acordo de exclusividade", explicou o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner. 

Vale lembrar que, no ano passado, ventilou-se a possibilidade de Flamengo e Fluminense participarem da licitação de forma conjunta. 

Ainda nesta segunda-feira (22), ficou definido que a empresa que vencer a concorrência terá que pagar cerca de R$ 7 milhões por ano ao governo do Rio de Janeiro, que é o valor aproximado da outorga do Maracanã.

Além disso, o ganhador da licitação terá de investir aproximadamente R$ 469 milhões em investimentos no complexo esportivo do estádio. Isso inclui a demolição do Museu do Índio, do estádio de atletismo Célio de Barros e do parque aquático Júlio Delamare para melhor aproveitamento econômico da área. 

Segundo o governo do Rio, o Maracanã não precisará ser reformado para a Olimpíada de 2016, bastando apenas a construção de quadras auxiliares para aquecimento, exigência do Comitê Olímpico Internacional, o COI. 

O edital da concessão do estádio será lançado depois do dia 8 de novembro, data em que está marcada a audiência pública de modelagem da licitação. 

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10936/CLUBES+DE+FUTEBOL+NAO+PODERAO+PARTICIPAR+DA+LICITACAO+DO+MARACANA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário