Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Olimpíadas ajudam Grã-Bretanha a deixar recessão


Economia avançou 1% entre julho e setembro. Um quinto do resultado veio da venda de ingresso para os Jogos

LONDRES — A Grã-Bretanha recuperou-se bem da recessão no terceiro trimestre, registrando o maior crescimento trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) em cinco anos, com um impulso ao menos parcial dos gastos com os Jogos Olímpicos, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira.
O salto no crescimento deve-se a uma série de fatores temporários, incluindo a Olimpíada, o que pode mascarar um cenário mais fraco. Mas ainda assim foi muito melhor do que o esperado e pode significar que a economia britânica no ano de 2012 não terminará no vermelho.
O Escritório de Estatísticas Nacionais informou que o PIB britânico avançou 1% entre julho e setembro, superando as expectativas de um ganho de 0,6%, depois de ter contraído 0,4% entre abril e junho.Na comparação anual, a economia ficou estável, também melhor do que o esperado.
Entretanto, a alta do terceiro trimestre foi impulsionada pelas vendas de ingressos para as Olimpíadas de Londres — que segundo o escritório de estatísticas respondeu por um quinto da alta trimestral — e foi uma recuperação após um feriado público extra no segundo trimestre.
Excluindo esses efeitos extraordinários, economistas disseram que o crescimento da economia britânica foi fraco e que obstáculos provenientes da zona do euro devem agir como um peso nos próximos meses.
—Foi um número muito bom, mas compreensivelmente bom — disse o economista do Scotiabank Alan Clarke, destacando a ajuda das vendas de ingressos olímpicos e o que ele estimou ter sido o impulso de meio ponto percentual após o peso do feriado extra em junho. — Existe agora uma boa chance de que a economia não irá de fato contrair na média para este ano... Provavelmente ficará estável e, no contexto da política monetária, isso reforça o cenário para o Banco da Inglaterra (banco central) dar uma pausa no quantitative easing (compra de títulos).
Após quedas no desemprego e na inflação na semana passada, o ministro das Finanças, George Osborne, afirmou que os números justificam as políticas econômicas do governo.
— Ainda há um caminho bastante longo, mas esses números mostram que estamos no caminho certo — disse Osborne. —Os dados fracos de ontem da zona do euro foram uma lembrança de que ainda enfrentamos muitos desafios econômicos em casa e no exterior.
A produção do setor de serviços da Grã-Bretanha — que responde por mais de três quartos do PIB — subiu 1,3% no terceiro trimestre, depois de cair 0,1% no segundo. Esse foi o crescimento trimestral mais forte desde o terceiro trimestre de 2007.
A produção industrial cresceu 1,1%, a alta mais forte desde o segundo trimestre de 2010. A construção — que responde por menos de 7% do PIB — contraiu 2,5%.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/olimpiadas-ajudam-gra-bretanha-deixar-recessao-6521568#ixzz2ALrOee4A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário