Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Confederação revalida Jogos Olímpicos Latino-americanos de 1922


Na decisão mais importante do Congresso da Confederação Sul-americana de Atletismo (Consudatle), realizado em São Paulo neste sábado com 12 dos 13 países da região, os resultados do torneio de atletismo dos Jogos Olímpicos Latino-americanos, disputados no Rio de Janeiro em 1922, foram revalidados.

"A decisão faz justiça aos atletas do continente que conseguiram resultados importantes e também aos que, com as muitas dificuldades da época, organizaram a competição", disse Roberto Gesta de Melo, presidente da Consudatle e da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat).

Os Jogos em questão fizeram parte dos eventos comemorativos ao Centenário da Independência do Brasil e os resultados do atletismo haviam sido anulados a pedido da delegação chilena. Em São Paulo, o representante do Chile, Álvaro González, reconheceu a importância da revalidação dos resultados: "é uma questão de justiça."

Assim, foram reconhecidos, entre outros, os recordes sul-americanos estabelecidos no lançamento do dardo pelo brasileiro Willy Seevald, que marcou 54,515m na qualificação e 56,3885m na final. Ele faria parte da primeira equipe olímpica do atletismo nacional, que competiu nos Jogos de Paris-1924.

Entre os estrangeiros, a grande atração do atletismo dos Jogos Olímpicos Latino-americanos foi o chileno Manuel Plaza, que conquistou cinco ouro - em Amsterdã-1928, ele ganharia prata na maratona olímpica. A decisão de revalidar os resultados do atletismo foi tomada de forma unânime neste sábado.

Fonte: http://www.pe.superesportes.com.br/app/19,66/2012/09/22/noticia_maisesportes,36892/confederacao-revalida-jogos-olimpicos-latino-americanos-de-1922.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário