Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Arquiteto carioca vence concurso para sede do golfe no Rio 2016


Projeto valoriza paisagem da Barra e reforça conceitos sustentáveis

Um projeto que valoriza a paisagem da Barra da Tijuca e o contato com a natureza venceu o concurso para a sede do campo olímpico do golfe Rio 2016, anunciou ontem (1º) o Comitê Organizador dos Jogos.

De autoria do arquiteto carioca Pedro Évora e coautoria do também carioca Pedro Rivera, ambos sócios do escritório Rua Arquitetura, o projeto das edificações e áreas externas do golfe olímpico se destacou por integrar os prédios ao campo e utilizar conceitos sustentáveis, como captação de água das chuvas, painéis de energia solar e aproveitamento da iluminação natural.

Para o presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, o projeto “enobrece” a arquitetura brasileira, especialmente em se tratando de arquitetos tão jovens –o edital previa a participação apenas de profissionais com até 15 anos de formado.

O concurso, organizado pelo departamento do Rio de Janeiro do IAB, o Instituto dos Arquitetos do Brasil, avaliou 57 projetos desde agosto. Ao todo, 82 equipes de arquitetos e paisagistas se inscreveram. “Oferecer esta oportunidade aos jovens brasileiros mostrou-se uma excelente escolha”, acrescenta Sérgio Magalhães, presidente do IAB.

Localizado em uma área de 950 mil m² na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, o campo olímpico do golfe deverá ter seu projeto executivo concluído nos próximos seis meses, avalia o arquiteto Pedro Évora.

A temática olímpica não é novidade para o autor, por sinal. Ele é neto de Affonso Évora, um dos atletas que conquistaram a medalha de bronze para o Brasil no basquete dos Jogos Olímpicos de 1948 em Londres.

A um custo de R$ 60 milhões, as instalações do golfe serão construídas por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre a cidade do Rio, o Comitê e um consórcio formado pela empresa RJZ Cyrela.

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10820/ARQUITETO+CARIOCA+VENCE+CONCURSO+PARA+SEDE+DO+GOLFE+NO+RIO+2016.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário