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terça-feira, 9 de outubro de 2012

O fenômeno Ronaldo


Por Erich Beting

Quase nunca sabemos a hora de parar. Para falar bem a verdade, é muito, mas muito difícil mesmo, um profissional saber, em qualquer ramo de atividade, qual é o momento certo para se aposentar. Outro problema ainda maior é o que fazer depois de “chegada a hora”. Uns preferem mudar radicalmente de vida, outros buscam o ostracismo, alguns tentam a sorte em algum outro ramo de atividade.

No esporte, em que a aposentadoria chega geralmente na hora em que os profissionais de outra área começam a encontrar a maturidade profissional, então, a situação é ainda mais complicada. Fama, status e, especialmente, o holofote da mídia saem de cena na maioria dos casos. E a pessoa se pega, por volta dos 40 anos de idade, sem nem metade daquele poder que teve quando estava em plena atividade.

Nos últimos anos deparamo-nos com algumas despedidas emblemáticas de grandes atletas. Quase todos eles, aliás, chegaram ao limite do físico até perceberem que o melhor a fazer era achar outra coisa para fazer. E nesse sentido talvez ninguém tenha sido tão preciso quanto Ronaldo. O Fenômeno dentro e fora dos campos mostrou que continua a ser um gênio.

A última tacada de mestre foi entrar para o “Medida Certa”, programa do Fantástico para quem quer emagrecer. Depois de montar agência de marketing esportivo, flertando com o mercado corporativo, de namorar com a política, tornando-se bombeiro da Copa no Brasil, faltava a Ronaldo voltar a dar exposição para seus parceiros comerciais.

Não a exposição programada nas propagandas de Claro, Hypermarcas ou Guaraná Antarctica. Mas aquela espontânea e “não-programada” para seus parceiros comerciais. Não-programada entre aspas mesmo, porque claramente houve um belo planejamento estratégico que levasse Ronaldo de volta para a telinha toda semana.

Há uma série de necessidades de Ronaldo em emagrecer, que tornam o acordo com a Globo algo especialmente estratégico não só para o ex-jogador, mas também para a emissora. Vamos a eles:

1 – a audiência de TV vem caindo. Com Ronaldo no Fantástico, o marketing viral do programa fica mais eficiente, tanto que o ex-jogador foi capa da revista Veja na semana seguinte ao anúncio do acerto

2 – Ronaldo tem de jogar, em dezembro, o “Jogo contra a Pobreza” para inaugurar a nova arena do Grêmio. A 9ine, sua agência, traz alguns parceiros comerciais para a partida, além de ajudar na divulgação do empreendimento da OAS/Odebrecht.

3 – no programa, Ronaldo, além de voltar à mídia semanalmente, consegue dar exposição para os patrocinadores pessoais. Só para se ter uma ideia, a capa de Veja com o Fenômeno mostrava a pulseira da Nike “Fuel Band”, principal lançamento tecnológico da marca no ano

Além desses há uma série de outros fatores, menos importantes, envolvidos. Curiosamente, a mídia ajudou e muito na execução de alguns desses passos. Agora, cabe ao Fenômeno ter força de vontade para emagrecer. Para quem tem uma história como a dele, essa vitória já é certa.

Fonte: http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/10/08/o-fenomeno-ronaldo/

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