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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mídias sociais e fones de ouvido são os vilões do COI


Por Fabio Kadow

O COI nunca chegou tão armado para a guerra que há anos trava contra o chamado marketing de emboscada que sempre aparece durantes grandes eventos como as Olimpíadas. Entre tantas restrições, a maior preocupação este ano estava nas mídias sociais, para isso a entidade resolveu criar um código de conduta para os atletas com regras absurdas. 

A repercussão tem sido péssima, com atletas do mundo, principalmente dos EUA, realizando protestos em suas páginas pelo direito de citarem seus patrocinadores em canais que, em tese, são seus, ou nem mesmo respeitando algumas da imposições. A atleta Dawn Harper, por exemplo, chegou a postar uma foto com uma fita "calando" a sua boca e a palavra "Rule 40", que é justamente a regra que trata desta proibição.
A maioria dos atletas da equipe norte-americana que aderiu ao protesto são do atletismo e não tem contratos de patrocínio milionários, ao contrário, dependem destes pequenos acordos e apoios que receberam durante quatro anos.

O COI respondeu a todos dizendo que, se não fossem estes patrocinadores oficiais não seria possível a realização dos Jogos nos formatos atuais, já que 40% (cerca de 700 milhões de euros) da receita deles vem das marcas, por isso preza por esta exclusividade – vale lembrar que os atletas não vêm a cor deste dinheiro na mesma proporção.

Mas enquanto o COI se preocupa com as mídias sociais, parece que esqueceram um ítem importante que vem sendo ganhando visbilidade em todos os lugares sem pagar um centavo para a entidade: os fones de ouvido. 

Presentes em nove de cada dez cabeças de atletas na Vila Olímpica ou mesmo em competições como a natação (o recordista Michael Phelps entrou com o seu em todas as aparições), o aparelho passou desapercebido na blitz. Destaque para o Beats assinado pelo rapper Dr. Dre, que, além dos desejados modelos tradicionais, também desenvolveu um desenho específico para o time do Reino Unido, distribuiu entre alguns atletas e virou objeto de desejo – inclusive no próprio Twitter.

Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/jogodenegocios/blog/2012/08/01/midias-sociais-e-fones-de-ouvido-sao-os-viloes-do-coi/

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