Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dr. Dre subverte marketing olímpico com fones de ouvido da moda


Rapper distribuiu versões personalizadas de seu fone para alguns dos principais atletas dos Jogos de Londres

LONDRES — O rapper americano Dr Dre deu a volta nas rígidas regras de marketing do Comitê Olímpico Internacional dando seus poderosos fones de ouvido para atletas de várias delegações. Nessa sexta-feira, autoridades dos Jogos de Londres decidiram que a iniciativa não infringiu as diretrizes. O COI proíbe atletas de tomar parte em qualquer tipo de publicidade que não seja ligada aos 11 patrocinadores oficiais durante os Jogos Olímpicos.

As regras foram criadas para evitar o chamado "marketing de emboscada", quando empresas que não patrocinam o evento encontram formas de expor suas marcas ou ligá-las de alguma forma aos Jogos Olímpicos. Os organizadores começaram a suspeitar quando um número cada vez maior de atletas da Grã-Bretanha, China e outros países começou a aparecer com os fones "Beats by Dr. Dre" nas cores de seus países.

Um porta-voz do clube privado Shoreditch House, próximo ao Parque Olímpico em Londres, confirmou que a marca criou no local uma loja para atletas convidados. O porta-voz do COI, Mark Adams, afirma que os organizadores estão cientes da iniciativa de Dr. Dre de oferecer o produto a atletas de cerca de 20 país, mas lembrou que a responsabilidade de proteger os patrocinadores é de cada equipe nacional.
"Precisamos ter bom senso", disse Adams, "Há uma diferença entre alguém usando um equipamento com um logotipo e alguém promovendo uma marca."

Especialistas em marketing avaliam que a tática de Dr Dre deixa em dúvida a rigidez das regras do COI, que vem sendo criticadas por atletas proibidos de exibir seus patrocinadores durante os Jogos.
"O COI não pode controlar tudo", disse Rupert Pratt, diretor da agência Generate, "Você tem atletas usando marcas de empresas que os patrocinam ou patrocinam suas equipes nacionais por 3,5 anos foram das Olímpicadas. O COI precisa relaxar."

Alcançar atletas olímpicos sempre esteve no centro da estratégia de Dr Dre, desde que ele lançou os fones em 2006, em parceria com o empresário Jimmy Iovine, da Interscope/Geffen/A&M Records. A empresa, Beats Electronics, se dedicou para que celebridades como Lady Gaga e Justin Bieber e nomes do esporte como LeBron James fossem vistos usando o aparelho com marca "b".

Dr. Dre, nascido Andre Young, conhece o jogo muito bem. Ele começou a carreira no grupo de rap N.W.A. nos anos 1980 e se tornou produtor e administrador da carreira de muitos rappers, entre eles Snoop Dogg, Eminem e 50 Cent.

O apoio dessas celebridades ajudou a tranformar os fones caros e de alta qualidade em produtos da moda. O Beats ficou com 54% do mercado de fones em 2011, de acordo com o NPD Group, ao custo de cerca de US$ 150 cada.

Atletas usam fones de ouvido desde a invenção do walkman nos anos 1970. Psicólogos afirmam que bloquear distrações pode mantê-los focados nas provas. Além disso, entrar na zona de competição ouvindo a música "certa" também ajuda a criar o clima para o ouro.

Entr eos atletas que apareceram em Londres com o Beats estão o britânico Tom Daley e o chinês Sun Yang, ambos medalhistas de ouro, no salto ornamental e na natação, respectivamente. O jogador de futebol Jack Butland twitou: "Adorei meu novo Beats da GB, by Dre #TeamGB #Beats", gerando um alerta aos atletas britânicos.
"Lemrabdo a todos da importância de proteger nossos patrocinadores", disse o porta-voz do Comitê Olímpico Britânico.

O único patrocinador que fabrica fones de ouvido, a Panasonic, não comentou o caso.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/dr-dre-subverte-marketing-olimpico-com-fones-de-ouvido-da-moda-5679760#ixzz22XCzTzRw 

Nenhum comentário:

Postar um comentário