Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

PM e MetrôRio realizam simulação preventiva para grandes eventos


Eles simularam um sequestro em um dos vagões. Trecho utilizado, entre Cidade Nova e São Cristóvão, estava fechado e não afetou circulação de trens

RIO - Fechado no fim de semana, o trecho do metrô entre as estações Cidade Nova e São Cristóvão foi usado na manhã deste sábado por policiais militares e agentes da concessionária MetrôRio para uma operação especial, já de olho na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. A ação - que começou às 10h deste sábado, e segue até as 11h30m, sem interferência no funcionamento normal do metrô - teve como objetivo treinar os profissionais contra ações criminosas dentro do trem em grandes eventos. Passageiros que utilizam as linhas no momento foram informados da simulação por meio de avisos sonoros, para evitar clima de insegurança.

O treinamento consistiu na simulação de uma ocorrência com reféns dentro de um dos vagões da concessionária. Durante o treinamento, simulou-se a uma ocorrência com reféns dentro de um dos vagões da concessionária, que foi interceptado entre as estações Cidade Nova e São Cristóvão. Houve cerco do local, negociação com os tomadores de refém, emprego dos novos equipamentos táticos adquiridos pela Secretaria de Segurança, acionamento do Grupo de Resgate e Retomada, socorro de vítimas e utilização dos cães de faro. Participam da operação homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Nos finais de semana, a transferência entre as linhas 1 e 2 se dá pela Estação Estácio. Para evitar que se crie um clima de insegurança, os usuários serão informados por avisos sonoros nas composições e estações.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/pm-metrorio-realizam-simulacao-preventiva-para-grandes-eventos-5762904#ixzz23LLoSLiE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário