Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Harvard esportivo da costa do Mar Negro


Em Sochi vai aparecer sua Harvard, mas esportiva. A apresentação da Universidade Olímpica Internacional russa e seu programa de educação para gestão esportiva superior teve lugar em Londres. Aqui na capital dos jogos olimpicos a universidade assinou dois acordos com as principais universidades britânicas - Universidades de Brunel e de Sheffield.
A idéia da universidade na russia, onde se formariam os gerentes esportivos, apareceu alguns anos atrás. Em 2009, ela adquiriu suas formas reais com a decisão do Governo da Rússia. Os fundadores da universidade foram o Comitê Olímpico da Rússia, o comitê Organizativo Sochi-2014 e companhia Interros, que está construindo em Sochi uma parte de instalações desportivas para os Jogos de Inverno. Exatamente os próximos Jogos de Inverno na costa do Mar Negro foram o principal motivo que levou à criação de universidade. Mas houve outras razões, salienta o chefe da Interros Vladimir Potanin:

"Quando tivemos a idea da universidade de Sochi, era um pouco ambiciosa - Harvard Russo para esportes. A universidade não deveria ter muita concorrência dentro do seu nicho. Há várias grandes instituições internacionais que cooperam com o Comitê Olímpico, e que têm ideias sérias. Com os dois, a nossa Universidade assinou hoje um acordo. No entanto nesta esfera não há concorrência forte. E esperamos que a nossa universidade vá liderar nesta área. Será uma marca de Harvard esportiva."

Educação na nova universidade não será barata. Um ano letivo para os futuros gerentes esportivos vai custar um milhão de rublos (pouco mais de 30 mil dólares). Tal preço elevado é devido ao elevado nível de ensino. Afinal, as figuras de topo de esportes e negócios serão convidados para lecionar para os alunos. No entanto, numa fase inicial para atrair mais alunos à escola, Vladimir Potanin, promete oferecer 20 bolsas.

A nova universidade em 2013 vai receber os primeiros alunos, quando será construído o edifício escolar e campus. Naquela altura, vai se formar o corpo docente, que pode ser sujeito a alterações.

Assume-se que na Universidade Internacional, 50 por cento do seu corpo docente vão ser os russos, o resto - especialistas estrangeiros. A mesma proporção será dos alunos. Embora as variações sejam possíveis, salientaram os organizadores da universidade.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/2012_07_30/83442204/

Nenhum comentário:

Postar um comentário