Por Sávio Sousa
Primeiramente foi a Premier League, a Liga da Primeira Divisão do futebol inglês, que de forma muito oportuna lançou um roteiro para os clubes sobre a utilização das mídias sociais pelos seus jogadores. O mais interessante desta iniciativa é que, segundo informado pelo próprio site da Premier League, apesar de alguns clubes ingleses já possuirem as suas próprias regras, definindo boas práticas para o uso das mídias sociais pelos seus atletas, vários clubes requisitaram a implementação de tais regras.
Logo em seguida veio a Associação de Futebol da Inglaterra (FA) que teria, teoricamente, pois trata-se de uma notícia que teria vazado pelo Twitter, enviado uma carta aos clubes passando mais avisos sobre o uso das mídias sociais, especificamente no Twitter e Facebook.
A carta-escrita pela FA tem um tom mais incisivo, que soa mais como avisos do que diretrizes. Ou seja, algo do tipo: “Você poderá ser seriamente penalizado”. Veja abaixo alguns dos itens registrados nesta suposta carta da Associação de Futebol da Inglaterra:
- comentários impróprios podem trazer descrédito ao jogo.
- referências pessoais sobre etnia, raça, fé, deficiência, orientação sexual etc serão punidas exemplarmente.
- os jogadores aceitam a responsabilidade por suas próprias contas.
- todos os comentários são considerados públicos pela FA
Trata-se de uma preocupação clara e compreensível de que o fair play, a disciplina e o bom senso prevaleça entre clubes e atletas também no ambiente online, pois estamos falando de ídolos que são referencia para muitos jovens e adolescentes. É uma atitude valida e que deve ser acompanhada com bastante atenção para buscarmos o que está dando certo e replicarmos por aqui no que diz respeito a mídias sociais e esporte.
Fonte: http://laboratorioesportivo.com.br/futebol-ingles-toma-providencias-no-que-diz-respeito-a-midias-sociais/
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