A palestra acontece durante a realização do 21º Congresso Internacional de Jornalistas Esportivos AIPS/AMÉRICAS que acontece entre os dias 1 e 5 de setembro
O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou presença no 21º Congresso Internacional de Jornalistas Esportivos AIPS/AMÉRICAS, que acontece entre os dias 1 e 5 de setembro, no Amazon Jungle Palace, em Manaus. A palestra do ministro acontece na segunda-feira, dia 3 de setembro e tratará das oportunidades e da preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Além da presença do titular da pasta do Esporte, já confirmaram participação no evento o Presidente da Embratur, Marcos Lomanto, três diretores de comunicação da FIFA, Walter Di Gregório, Saint Clair Milesi e Délia Fischer, além do presidente da Associação Internacional de Imprensa Esportiva nos continentes americanos, o paraguaio Gabriel Cazenave. Todos participarão de uma apresentação da entidade no dia 3 de setembro especialmente focada no relacionamento com a imprensa durante a Copa do Mundo de 2014.
Ao todo, 21 países das três Américas estarão presentes: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, El Salvador e Suriname.
O congresso terá também uma grande representatividade nacional. Já confirmaram presença o presidente da Abrace, Aderson Maia, e outros nomes de peso da crônica esportiva brasileira, entre eles o repórter da Rádio Globo do Rio de Janeiro, Eraldo Leite; o comentarista paulista do Sportv, Luiz Ademar; o comentarista da Rádio Clube do Pará, Carlos Castilho e o diretor executivo de esportes da TV Globo João Pedro Paes Leme.
Da imprensa brasileira em geral, virão representantes de 23 Estados, a maioria formada por presidentes de entidades regionais. Os Estados confirmados até o momento são: Amazonas, Ceará, Pará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Os demais devem confirmar participação nos próximos dias.
ACETO
O presidente da Aceto – Associação dos Cronistas do Estado do Tocantins, jornalista e cronista Gil Correia, que participou do II Fórum do Futebol Profissional do Piauí na última semana, será o representante do Tocantins no evento. Para Correia, o momento é fundamental não só pela proximidade da Copa do Mundo no Brasil, mas também para repensar o futebol brasileiro, especialmente nos estados que não serão sedes e nem subsedes da competição em 2014.
“O mundo está de olho na Copa do Mundo, mas os problemas internos do futebol brasileiro só têm aumentado. Especialmente nos estados mais pobres, que não disputam as séries A e B da elite do esporte brasileiro. E cito aqui os casos do Tocantins e Piauí, onde tive a oportunidade de debater esse problema na semana passada. São estados com times que estão na série D, os jogos estaduais são deficitários e se a gestão não for profissional, tanto na entidade que dirige quanto nos clubes, a tendência é a volta do amadorismo sem responsabilidade, especialmente no Tocantins”, enfatizou o presidente da Aceto.
Com base nessa preocupação, a Aceto e a Associação dos Cronistas Esportivos do Piauí formularam um documento que pretendem apresentar ao presidente da CBF, que deverá estar em Manaus para o congresso internacional da AIPS. “Se ele não comparecer, vamos agendar uma reunião conjunta na CBF e tentar arregimentar outros presidentes de associações de cronistas que estão à margem dos grandes centros, mas preocupados com o futebol e com a gestão, para que o futebol não morra nesses estados e possa ser repensado com o apoio de todos, seja federação, clube, imprensa, governo e torcedores”, explicou Manoel Alves, presidente da Associação dos Cronistas do Piauí.
As atividades do 21º Congresso Internacional se estenderão nos dias 2, 3 e 4 de setembro. Na programação, está incluída uma visita às obras da Arena Amazônica, novo estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. Visita aos pontos turísticos, como o Encontro das Águas e o Teatro Amazonas também estão incluídas no programa de atividades.
Fonte: http://www.anoticia-to.com.br/noticias.php?IdNoticia=14026