Ministro do Esporte afirma que competições vão gerar 3,6 milhões de empregos
Por MARCELO ALVES
RIO – O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse nesta segunda-feira que a realização de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil são uma oportunidade de o país aperfeiçoar as instituições esportivas. Durante a abertura do seminário “2016 e o salto do esporte brasileiro”, Aldo disse ainda que os Jogos serão importantes para o Brasil “melhorar no que somos bons e superar as deficiências”.
- Temos o desafio de aperfeiçoarmos as nossas instituições no esporte, melhorarmos a gestão, a profissionalização do esporte no Brasil. Criarmos regras estáveis nos clubes e nas entidades de representação do esporte. Em muitas instituições não há limite no número de mandatos que cada dirigente pode ocupar, há insegurança institucional de governança jurídica que afastam patrocinadores, investidores. Algumas instituições vivem ainda sob intervenção, outras têm eleições contestadas na Justiça, outras ainda usam o método de alterar os próprios estatutos para favorecer dirigentes que querem continuar no poder nos clubes ou entidades – disse Aldo.
Durante o painel, “A grande oportunidade de transformação do cenário esportivo nacional”, Aldo disse ainda a Copa e as Olimpíadas vão abrir um horizonte para mudar o panorama da prática esportiva no país.
- Hoje o Brasil é uma potencia no esporte. Ganhou cinco vezes a Copa do Mundo, aqui temos a evidência maior do vôlei, onde o Brasil tem alcançado posições importantes nas competições internacionais como as Olimpíadas dando a esse esporte um ssentido de permanência e continuidade com uma administração que tem se mostrado eficiente e gerando novos talentos. No atletismo precisamos recuperar a fase que o nosso Agberto (Guimarães, presente no seminário), brilhava nas pistas. No boxe conseguimos uma presença com medalhas em Londres, no judô alcançamos um nível compatível com o melhor judô do mundo, mas ainda estamos distantes daquilo que almejamos e temos condições nos esportes olímpicos. E em 2016 esse é também um dos desafios.
Aldo disse ainda que a Copa e as Olimpíadas vão gerar 3,6 milhões de empregos.
- Para cada dólar investido pelo poder público, US$ 3,4 serão investidos pelo setor privado. No que consiste o plano de nacionalização, vão gerar para todo o país a infraestrutura para a prática do esporte. Tanto no futebol quanto nas demais modalidades.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/aldo-ve-copa-olimpiadas-como-oportunidade-de-aperfeicoar-as-instituicoes-esportivas-6907819#ixzz2E0yp0voF
Nenhum comentário:
Postar um comentário