Operação faz parte dos planos de segurança para os megaeventos
O ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou nesta terça-feira (18) que o governo federal vai coordenar, em 2013, uma vasta operação de controle de fronteiras que faz parte dos planos de segurança para a Copa das Confederações.
O torneio, organizado pela Fifa e considerado como um "teste" para a Copa do Mundo do ano seguinte, será aberto em 15 de junho de 2013, em Brasília, com uma partida entre Brasil e Japão.
Amorim explicou em entrevista coletiva que as operações de fronteiras serão realizadas em "alguns pontos críticos" e que começarão "um pouco antes do início do torneio", mas não quis dar detalhes por se tratar de um "plano de inteligência".
O ministro disse que está prevista a mobilização de cerca de 20 mil soldados das três Forças Armadas, que contariam com reforços de policiais especializados no controle de fronteiras.
Embora o ministro não tenha confirmado, a expectativa é de que as operações tenham como foco as fronteiras amazônicas com Bolívia, Peru e Colômbia, assim como os limites com o Paraguai, regiões nas quais as autoridades afirmam que várias quadrilhas internacionais de narcotráfico atuam.
Além das seleções de Brasil e Japão, a Copa das Confederações contará com a participação de Espanha, Itália, México, Taiti, Uruguai e o campeão africano, que será conhecido em fevereiro.
As sedes serão as cidades de Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte.
Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/11205/GOVERNO+PREPARA+CONTROLE+DE+FRONTEIRAS+PARA+COPA+DAS+CONFEDERACOES.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário