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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Empresários protestam contra interdições no trânsito durante Olimpíada


Cidade terá 175 km de faixas especiais onde só poderão circular veículos relacionados ao evento


Cerca de 50 pequenas empresas de Londres se uniram para protestar, por meio de carta tornada pública nesta quinta-feira, pelas restrições no trânsito previstas para acontecer durante os Jogos Olímpicos.

A capital britânica terá uma rede de 175 quilômetros de faixas especiais pelos quais só poderão circular veículos relacionados aos Jogos: atletas, patrocinadores, membros do COI, imprensa. Além disso, várias ruas dos arredores do Parque Olímpico de Stratford, no leste de Londres, serão fechadas.

As interdições começam dias antes dos Jogos, que começam no dia 27 de julho, e serão mantidas até depois dos Jogos Paralímpicos, que acabam no dia 9 de setembro.

Em carta dirigida ao órgão responsável pelo trânsito e transporte em Londres e à autoridade encarregada pelas infraestruturas olímpicas (ODE), os empresários afirmam que suas companhias estão "à sombra do Estádio Olímpico" e ameaçam empreender ações legais contra as interdições.

"Nossos negócios dependem do acesso por ruas e estradas. Estes planos vão nos afundar", afirmou Graham Phelps, proprietário de uma companhia de logística, à emissora "BBC". O empresário lamentou que a organização dos Jogos Olímpicos não levou em conta o impacto das alterações do trânsito na economia da região.

"Agora, quando faltam poucas semanas para a cerimônia de abertura, é que ficam claras as consequências do que planejaram. E não haverá compensação", reclamou Phelps.

Em resposta às queixas dos empresários, a ODE afirmou que seu compromisso de colaborar com os negócios afetados foi muito além da sua obrigação legal. "Sabemos que as mudanças significam que algumas empresas terão que operar de forma distinta durante os Jogos, mas temos certeza que o programa que traçamos deu a oportunidade para se adaptarem", apontou um porta-voz do organismo olímpico.

A empresa responsável pelo trânsito e transporte de Londres, por sua vez, argumentou que manteve aberto diálogo com "milhares e empresas e indivíduos", antes de iniciar o plano de restrições de trânsito para os Jogos Olímpicos.

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